Um homem de 40 anos foi preso em flagrante por estupro de vulnerável, em Presidente Prudente (SP). O crime foi registrado nesta terça-feira (3) e vitimou uma garota de 12 anos. A Polícia Civil informou ao G1 que o autor e a vítima eram vizinhos.
A vítima caminhava sozinha e foi seguida pelo homem pelas ruas do Centro até um bairro vizinho, conforme contou ao G1 a delegada Denise Akagui Simonato. Em certo momento, o agressor "teria agarrado a garota e a levado até uma casa abandonada que fica nas proximidades, onde teria mantido com ela conjunção carnal".
Ainda segundo a delegada, a vítima se desvencilhou do agressor e teve ajuda de uma pessoa que estava passando no local. Depois, a jovem teria ido sozinha até uma base da Polícia Militar.
Autor e vítima se conheciam, pois eram vizinhos, conforme a delegada relatou ao G1.
Simonato acrescentou “que os pais podem orientar os filhos a não andar por ruas isoladas”. “Caso notar alguma situação de risco, pedir ajuda imediatamente para qualquer pessoa que estiver próximo”, aconselhou.
Reconhecido
O crime foi noticiado por meio do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). A informação era que a vítima, após ser violentada sexualmente, conseguiu se desvencilhar, saiu correndo e pediu socorro na base da 1° Companhia da Polícia Militar.
Depois de receber informações sobre o autor, como vestes e características físicas, os policiais localizaram uma pessoa semelhante e realizaram a abordagem. Nada de ilícito foi localizado com ele.
Na sequência foram exibidas à vítima imagens do homem abordado, que foi reconhecido “de imediato e sem sombra de dúvidas”, conforme informou a Polícia Militar ao G1.
A garota foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara e depois transferida ao Hospital Regional (HR) para os procedimentos de profilaxia (prevenção de doenças).
Foi registrado na Delegacia Participativa da Polícia Civil o flagrante de estupro de vulnerável e o homem permaneceu detido.
Crime
Conforme dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), no primeiro semestre deste ano foram registrados 118 casos de estupro de vulnerável.
Do total da região, 22 registros foram em Presidente Prudente:
Janeiro: 1
Fevereiro: 7
Março: 3
Abril: 3
Maio: 5
Junho: 3
Nos anos de 2020 e de 2019, na região, foram 239 e 287 casos, respectivamente.
TVTem