Offline
Ventania volta a levantar nuvem de poeira em Itápolis e cidades do centro-oeste paulista
04/10/2021 12:03 em Notícias Itápolis

Moradores de Itápolis e várias cidades do centro-oeste paulista voltaram a se assustar na tarde deste domingo (3) com a ventania que levantou grandes nuvens de poeira que encobriram os céus da região.

Os casos aconteceram apenas dois dias após fenômeno semelhante derrubar um muro e matar um trabalhador em Tupã. O homem, de 42 anos, estava em seu primeiro dia de trabalho após retornar das férias.

Além de Itápolis, moradores de outras cidades, como Borborema, Herculândia, Jaú, Lins, Pirajuí, Mineiros do Tiete e Pongaí também registraram a ventania e a poeira que encobriu o céu e o horizonte.

Em Jaú, segundo o Corpo de Bombeiros, até as 17h, foram registrados 11 chamados por queda de árvores provocadas pelo vendaval. Em Borborema, duas árvores também caíram, uma delas na rodovia que liga a cidade a Itápolis.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse tipo de fenômeno ocorre devido a alguns fatores comuns ao período seco, como temperaturas elevadas e estiagem prolongada.

Essa combinação, segundo o Inmet, favorece a presença de muita poeira suspensa no ar e no solo. Além disso, a chegada da primavera trouxe as primeiras pancadas de chuva, formando nuvens carregadas.

Com a chuva, os ventos aceleram, formando uma corrente descendente ou uma frente de rajada que, ao encontrarem uma área mais quente, seca e com muita poeira, formam esse tipo de nuvem de poeira registrada pelos moradores.

 

COMENTÁRIOS