BURACO NO CHILE: Autoridades tentam entender buraco gigante no Atacama
03/08/2022 11:15 em Mundo

Um buraco de 25 metros de diâmetro surgiu no deserto do Atacama, no Chile, próximo a uma área de mineração de cobre. A cratera tem 200 metros de profundidade e, apesar dessa extensão, nenhum material foi encontrado dentro dela. Ainda não se sabe qual foi a causa oficial do fenômeno, mas existem especulações por conta da atividade do local. 

Em comunicado, o diretor do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Senageomin), David Montenegro, disse que ficou sabendo da situação no último sábado (30) e enviou uma equipe para vistoriar o local.

Buraco no Chile
Segundo o prefeito de Tierra Amarilla, Cristobal Zuniga, esse buraco é resultado de atividades extrativistas inconscientes e desmedidas realizadas na área.

Essa mina de cobre, a 665 quilômetros da capital do Chile, é explorada pela empresa canadense Lundin Mining LUN.TO, detentora de 80% do terreno; Os 20% restantes pertencem à empresa japonesa Sumitomo Corporation.

 

As autoridades já fecharam a entrada do canteiro de obras da mina perto do buraco. Um perímetro de segurança foi delimitado pela Equipe do Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile para evitar acidentes.

COMENTÁRIOS