Do G1 - A aventura da educação ganhou um capítulo especial para um grupo de estudantes de 8ª série de escolas públicas do centro-oeste paulista. Isso porque 19 alunos de Lençóis Paulista e Macatuba (SP) foram selecionados entre 90 estudantes do Brasil para um intercâmbio em Portugal.
No total, 15 alunos de Lençóis Paulista e quatro de Macatuba serão acompanhados por duas professoras, uma de cada município, para refazer, em Portugal, os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil, em 1808.
A cerimônia de anúncio dos nomes dos estudantes da região foi realizada no último dia 10 de agosto no Teatro Municipal de Lençóis Paulista. Já o intercâmbio, que integra o projeto “Era Uma Vez... Brasil”, será em novembro.
Serão dez dias vivenciando experiências em pontos históricos do país europeu e visitando escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde os alunos terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores.
Em terras portuguesas, os estudantes brasileiros irão apresentar os produtos feitos durante as etapas do projeto. São 25 curtas-metragens e o livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro Lado da História”, que reúne 100 histórias escritas e ilustradas pelos estudantes participantes.
"Quando chamaram meu nome, eu não acreditei. Desabei a chorar e comecei a abraçar quem estava ao meu redor. Não acreditava que por causa de uma HQ eu receberia essa oportunidade incrível", disse Camile Vitória Fogaça, uma das alunas selecionadas.
A estudante de 16 anos da escola Idalina Canova de Barros, de Lençóis Paulista, se referia a uma das etapas do processo de seleção, que foi a criação da HQ.
"A montagem da HQ foi muito corrida, com apenas duas semanas para produzir, aprender tudo de uma forma muito rápida", disse Camile.
Além da HQ, durante a primeira etapa do projeto foram produzidos pelos alunos quatro filmes curtas-metragens. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens, do roteiro à filmagem, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.
Depois disso, os alunos concorrentes avançaram para a terceira etapa, chamada de Campus de Arte-Educação, realizado em julho deste ano.
“No campus, tive a melhor fase do projeto, porque foi lá que conheci muita gente e consegui entender meu valor como estudante. Foi o empurrão para me enxergar como aluna e como ser”, completou Camile.
O projeto
O projeto “Era Uma Vez… Brasil” foi viabilizado na região através de uma parceria entre as prefeituras das duas cidades e o patrocínio de uma indústria de soluções ambientais de Lençóis Paulista.
Realizada em quatro etapas, a iniciativa é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação histórica e cultural do Brasil.
Como tema central, a iniciativa traz à tona o fato de D. João ser exaltado como o responsável pelas transformações no Brasil colônia, durante os 13 anos em que esteve presente com sua corte em solo brasileiro.
No entanto, durante esse processo, milhares de pessoas foram profundamente impactadas, mas permaneceram invisíveis para a História.
A ideia é possibilitar aos alunos mergulhar na História não contada do Brasil, conhecendo outras narrativas que dão voz a questões e processos quase sempre invisibilizados no país.
O projeto também quer valorizar a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo.
Além de Lençóis Paulista e Macatuba, mais seis cidades brasileiras participam da sexta edição do projeto, sendo duas paulistas (Ribeirão Preto e Serrana), três baianas (Salvador, Mata de São João e Jacobina) e uma pernambucana (Belo Jardim).
Em todo o país, foram mais de 2,7 mil alunos inscritos, sendo 475 de Lençóis Paulista e 191 de Macatuba.
Foto: Projeto leva estudantes do centro-oeste paulista a Portugal para mergulhar na história da colonização — Foto: Divulgação