Do G1 - Desde julho deste ano, ao menos sete pessoas já relataram ter sido vítimas do golpe de um estelionatário que se passa pelo ator sul-coreano Park Bo-gum nas redes sociais para enganar fãs e arrancar dinheiro deles.
Os relatos foram recebidos pelo Consulado-Geral da Coreia do Sul em São Paulo (SP), que passou a emitir alertas e a tomar medidas para que o golpista seja identificado e evitar que ele faça outras vítimas.
Abaixo, veja perguntas e respostas preparadas pelo g1, com base em informações fornecidas pelo próprio consulado. Saiba como o criminoso age, o que vem sendo feito e quais são os cuidados que as pessoas devem tomar para não ser enganadas.
1. Como os golpes são aplicados?
De acordo com o consulado, a maioria das pessoas que foram vítimas do golpe relatou formas semelhantes de como o golpista age.
Após iniciar a conversa através de um perfil falso, o homem, fingindo ser um artista sul-coreano, alega que uma agência é responsável por administrar todas as suas redes sociais e a conta bancária. Por causa disso, afirma que usa uma outra conta para conversar com os fãs.
Durante a troca de mensagens, segundo o consulado, o “artista” demonstra interesse amoroso na vítima, troca fotos íntimas e promete vir ao Brasil para conhecê-la pessoalmente. No entanto, alega que, para isso, precisaria pagar uma multa contratual à empresa que o agenciava.
Ele então pede que a pessoa faça o pagamento, sob a promessa de que todo o dinheiro será devolvido assim que chegar ao Brasil.
No dia combinado de chegada, porém, o golpista afirma que foi impedido de ingressar no Brasil e que está retido pela imigração.
Em seguida, uma terceira pessoa se apresenta como representante de uma empresa de vistos e exige um novo pagamento para poder liberar a entrada do “coreano”.
Caso a vítima se recuse a transferir os valores, o criminoso a ameaça dizendo que irá expor o conteúdo íntimo na internet e enviá-lo aos familiares.
Print mostra ameaça de golpista a mulher de Ribeirão Preto, SP — Foto: Arquivo pessoal
Print mostra ameaça de golpista a mulher de Ribeirão Preto, SP — Foto: Arquivo pessoal
2. Quem é o golpista?
Ainda não há a confirmação da identidade do golpista e nem mesmo se é apenas um ou se outros também estão envolvidos nos crimes.
No entanto, a suspeita do consulado é de que o criminoso seja um brasileiro, já que as contas bancárias que receberam os valores transferidos pelas vítimas pertencem a pessoas brasileiras.
3. Quem é o ator que tem nome e foto utilizados?
Park Bo-gum é um ator sul-coreano de 29 anos. Ele estreou como ator no filme “Blind”, em 2011. Desde então, estrelou filmes populares e dramas de televisão, entre eles “Bridal Mask” (2012), “Wonderful Days” (2014), “Tomorrow Cantabile” (2014), “I Remember You” (2015), “Reply 1988” (2015-2016) e “Moonlight Drawn by Clouds” (2016).
Em 2015, Park Bo-gum também apresentou o programa musical da Coreia do Sul “Music Bank”.
Foto: Reprodução/EPTV