Offline
Cidades do centro-oeste paulista começam a aplicar a vacina bivalente contra a Covid
Ciência e Saúde
Publicado em 27/02/2023

Ao menos seis cidades do centro-oeste paulista anunciaram a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 a partir de segunda-feira (27).

Lins, Santa Cruz do Rio Pardo,Promissão e Paraguaçu Paulista começaram a imunização às 8h desta segunda-feira. Em Assis, as aplicações ocorrerão a partir das 7h30. A prefeitura de Avaí informou que também aplicará o imunizante na segunda-feira, mas não soube informar horário e local de vacinação.

De acordo com o Ministério de Saúde (MinSaúde), as vacinas bivalentes protegem contra o vírus original da Covid-19 e subvariantes da ômicron, que começaram a circular no Brasil em 2022 e têm alto nível de transmissibilidade.

O primeiro grupo a receber a vacina são idosos acima dos 70 anos, pessoas, a partir dos 12, que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPs) - tanto os abrigados quanto os trabalhadores destes locais -, imunossuprimidos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Para esta etapa de imunização, é exigido que a pessoa tenha tomado ao menos duas doses das vacinas anteriores. Além disso, é necessário que a última dose tenha sido recebida há pelo menos quatro meses.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram entregues 54,1 mil doses para o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Bauru, que compreende 38 cidades. Já para o GVE de Marília, formada por 37 municípios, foram 34,6 mil.

A SES informou que a população apta a receber o imunizante será ampliada de acordo com a chegada de novas doses.

 

TVTem

Comentários