Do G1- Seis funcionários da Creche Escola Professora Nelly Chidid, em Bariri (SP), foram afastados das atividades na unidade após resultados positivos para Covid-19 e conjuntivite. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade na tarde desta segunda-feira (4).
De acordo com a administração municipal, a possibilidade é de que seja uma infecção em decorrência de uma nova variante de Covid-19, a Arcturus, que tem como um de seus principais sintomas a conjuntivite, sobretudo em crianças. A confirmação para a variante só poderá ser feita após a realização de exames específicos.
A recomendação da Prefeitura Municipal é para que os pais fiquem atentos aos sintomas apresentados pelas crianças e, quem puder, não mandar os alunos esta semana para a escola.
Nova variante
A manifestação clínica frequente nas infecções pela variante Arcturus, que é a conjuntivite, tem como principais sinais e sintomas queimação, prurido, sensação de corpo estranho na vista, iniciando-se unilateral e pode envolver no outro olho alguns dias depois, lacrimejamento, hiperemia (alteração na circulação sanguínea), edema palpebral e pontos de hemorragia subconjuntival.
A nova variante Arcturus é uma evolução da Ômicron, e já foi detectada em São Paulo. Ela se manifesta principalmente com sintomas de febre, tosse e irritação nos olhos.
Dentre os cuidados necessários recomenda-se evitar colocar as mãos nos olhos; não coçar os olhos; lavar as mãos com frequência com água e sabão; não compartilhar toalhas, travesseiros, almofadas, maquiagens, cosméticos e colírios; fazer a compressas com água gelada (previamente filtrada e fervida) ou com soro fisiológico.
A hidratação da mucosa nasal pode facilitar a drenagem e abreviar a recuperação.
Foto: Facebook/Reprodução