Do G1- Cadela "Vilma Thalita" visitou Hospital das Clínicas de Botucatu (SP) e divertiu pacientes da ala infantil durante "bichoterapia". Projeto começou neste mês como elemento terapêutico para diminuir medo e ansiedade.
O Projeto "Patas Amigas" vai levar cães para auxiliar no tratamento de crianças internadas no Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu, no interior de SP. Com direito a roupas e crachás de funcionários, os animais assumem a "bichoterapia" ou, como o trabalho é tecnicamente chamado, "terapia assistida por animais".
A primeira "médica" escalada para o plantão foi a cadela vira-lata Vilma Thalita, especialista em "amor incondicional". O projeto, uma parceria entre o HC de Botucatu, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), tem o objetivo de humanizar o tratamento dos pacientes por meio do contato e aproximação com os animais.
Segundo os idealizadores, a visita, além de tirar sorrisos, ajuda a amenizar sentimentos comuns causados pela internação no público infantil, como estresse, ansiedade, medo, entre outros; trazendo muitos benefícios aos pacientes e também para sua assistência.
"A implantação tem como principal objetivo promover uma assistência focada na humanização, atenção ao tratamento e recuperação dos pacientes”, explica Karen Batista, uma das idealizadoras do projeto e Diretora do Departamento de Logística de Atendimento do Hospital.
Antes de iniciar sua jornada de trabalho, a cachorrinha Vilma foi devidamente preparada, passando por exames clínicos e cuidados de higiene.
Foto: Hospital das Clínicas de Botucatu/Divulgação