Ventos com velocidade de cerca de 80km/h causaram estragos em diversos pontos da cidade, causando a queda de árvores em vários pontos da cidade como nas avenidas Tarquinio Belentani, 7 de Setembro, jardim Boa Vista, Jardim 2000, entre outros. Algumas chegaram a atingir veículos que estavam estacionados próximos as árvores na hora da queda.
Alguns pontos da cidade chegaram a ficar sem energia elétrica por algumas horas em função da tempestade com os ventos, que também atingiram a rede de energia, sendo que uma grande parte do Boa Vista e Portal.
Equipes da Prefeitura de Itápolis trabalharam logo após a tempestade, retirando as árvores caídas. Nesta manhã de quarta-feira, está sendo feito um levantamento dos estragos.
CHUVAS DEVEM CONTINUAR
De acordo com a defesa civil, as chuvas fortes devem continuar.
Nesta quarta-feira, o INMET publicou o seguinte alerta:
Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Praticamente todo o estado de São Paulo tem risco para chuvas intensas que podem se transformar em temporais a qualquer momento, nesta quarta-feira (29).
Neste momento, há dois alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ativos: um amarelo e um laranja. O alerta amarelo, no qual Itápolis se encaixa, aponta perigo potencial de chuvas intensas que podem chegar a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, COM VENTOS INTENSOS de até 60 km/h. Já o aviso laranja indica perigo para chuvas intensas que podem atingir 60 mm/h ou até 100 mm/dia. Neste, o potencial para estragos e alagamentos é maior, segundo a Climatempo.
ATÉ QUANDO VAI CHOVER?
De acordo com meteorologistas, esse final de primavera deve ser bem típico do verão, com muitas pancadas isoladas e rápidas de chuva. Portanto, não há como prever quando as chuvas vão parar.A previsão aponta que os altos volumes são esperados apenas nos últimos dias de novembro, e na chegada de dezembro devem dar lugar a média de 10 mm – neste período há um leve aumento gradativo da temperatura, que pode atingir 33ºC no fim de semana. Essas chuvas devem seguir o mesmo padrão, mantendo períodos nublados durante o dia e chuvas a qualquer hora, mas com tendência para caírem entre a tarde e a noite.
AÇÕES DE SEGURANÇA RECOMENDADAS.
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
De acordo com os meteorologistas, o tempo permanece instável por conta de uma baixa pressão que está se formando em alto mar na altura do litoral do estado paulista e está ajudando a canalizar umidade. Além disso, também há atuação de um cavado em médios níveis e é preciso considerar a disponibilidade de calor e umidade. Essa canalização deve reduzir na quinta-feira (30), mas ainda há risco de chuva forte pontual.