Considerado o maior gato doméstico brasileiro e candidato a bater a marca mundial no Guinness Book, o Xartrux está perto dos 13 quilos, segundo a tutora do animal, Márcia Oliveira, participante de um evento sobre felinos exóticos realizado em Ribeirão Preto (SP) neste fim de semana.
O maine coon de 6 anos, criado em Jaú (SP), tem cerca de 1,30 metro e supera a média de tamanho de outros da mesma raça - inclusive a do americano Stewie, considerado o mais longo de todos os tempos, segundo o Guinness, e que morreu em 2013, com 1,23 metro.
E apesar de não concorrer a felino mais pesado do mundo, ele também se destaca nesse quesito entre os maine coon.
"É a maior raça de gatos domésticos do mundo. Eles podem nos machos medir de 1 metro a 1,15 metro, 1,20, e fêmeas de 1 metro a 1,10 metro, 1,15, e pesar entre 8 e 13 quilos. O Xartrux hoje está com 12,8 quilos", disse.
Márcia entrou com o pedido junto ao Guinness Book no começo deste ano e obteve o aceite da inscrição, mas ainda depende de outras etapas antes de buscar a desejada marca, hoje pertencente a um gato da Itália.
"O Guinness aceitou a nossa inscrição, tanto na medida da cauda quanto na medida total dele, e agora a gente tem só um tempo pra gente fazer a medição oficial com as testemunhas e mandar pra eles, mas com certeza o Xartrux vai ser o maior gato do mundo", afirmou, otimista.
Felinos exóticos
Xartrux foi uma das atrações da feira que reuniu neste domingo (19) cerca de duas mil pessoas em um shopping da zona sul de Ribeirão Preto, onde apaixonados por pets puderam conferir de perto cerca de 15 raças exóticas, como himalaia e neva masquerade, além de palestras sobre cuidados e adoção.
"Os maine coon eu nunca tinha visto pessoalmente, só pela internet", disse a artesã de Porto Ferreira (SP) Andréia Regina Ferreira Souza, apaixonada por gatos.
De acordo com Márcia, que é especialista em gatos, apesar do tamanho, felinos como o maine coon não fogem à regra com relação aos cuidados ideais para um animal de estimação. Carinho e atenção aos aspectos básicos do dia a dia são fundamentais.
"Nenhum cuidado que já é o que a gente tem que ter com os nossos gatos. Uma boa alimentação, muito amor, uma qualidade de viva, viver em segurança, ser bem amparado dentro da nossa casa, com enriquecimento ambiental, água fresca e estar em segurança, isso é o mais importante."
G1