A OpenAI, dona do ChatGPT, está se aventurando em um território dominado pelo Google com o lançamento ainda restrito do SearchGPT, um mecanismo de busca com inteligência artificial e acesso em tempo real a informações da internet.
A novidade também coloca a gigante da IA em competição com seu maior patrocinador, a Microsoft, que é dona da ferramenta de busca Bing.
O SearchGPT fornecerá resultados de pesquisa resumidos com links de origem em resposta a consultas de usuários, disse a OpenAI em uma postagem em seu blog. Os usuários também poderão fazer perguntas de acompanhamento e receber respostas contextuais.
A OpenAI disse que abriu inscrições para a nova ferramenta, que está atualmente em estágio de testes e está sendo testada com um pequeno grupo de usuários e editores. A companhia disse que planeja integrar os melhores recursos da ferramenta de busca ao ChatGPT no futuro.
A empresa dará aos editores acesso a ferramentas para gerenciar como seu conteúdo aparece nos resultados do SearchGPT. News Corp e The Atlantic são parceiros de publicação do SearchGPT.
O Google domina o mercado de mecanismos de busca com uma participação de 91,1% em junho, de acordo com a empresa de análise da web Statcounter.
O SearchGPT sinaliza uma colaboração mais próxima entre editores e OpenAI, após acordos de licenciamento de conteúdo com grandes organizações como Associated Press, News Corp e Axel Springer.
O Google não respondeu aos contatos da Reuters para comentar o assunto.
Reuters