Offline
Chuva com rajada de vento causa estragos em Itápolis
Notícias Itápolis
Publicado em 27/01/2025

A forte chuva com rajadas de vento intensas, que caiu em Itápolis na noite deste domingo, 26, causou estragos em Itápolis. Segundo a Defesa Civil, um cabo de energia elétrica foi rompido no cruzamento da Frei Paulo Luig com a Florêncio Terra, fazendo com que parte da região central, bairros Jardim Veneza, Primavera e adjacências ficasse sem energia elétrica.

O trecho da Frei Paulo Luig, entre a Drogaria Desconto e o Posto Aroeira ficou interditado, assim como a Florêncio Terra, para que os reparos fossem realizados.

QUEDA DE ÁRVORE NA PRAÇA EM FRENTE AOS BANCOS, NA REGIÃO CENTRAL foi registrada também em função do vento. Segundo a Defesa Civil, a árvore caiu em quase sua totalidade dentro da Praça.

OUTDOOR CAI SOBRE VEÍCULO ESTACIONADO NA REGIÃO CENTRAL. Em imagem divulgada no facebook, é possível ver que a estrutura metálica desabou sobre um veículo que estava estacionado no local, em frente a uma Igreja, causando danos materiais. Felizmente, não havia ninguém no veículo no momento da queda do outdoor. 

INMET DIZ QUE CHUVAS VÃO CONTINUAR E DEFESA CIVIL ORIENTA A POPULAÇÃO.

Atenção redobrada é necessária durante o período de chuvas intensas e ventos fortes. Recomenda-se evitar estacionar ou transitar próximo a estruturas metálicas, árvores e postes em dias de tempestade.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para o estado de São Paulo devido às chuvas intensas.O alerta, classificado como de "perigo", prevê precipitações entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm, acompanhadas de ventos que podem alcançar velocidades de 60 a 100 km/h. Entre os riscos potenciais apontados no aviso estão cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Diante dessas condições, a orientação é para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outra recomendação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível, para evitar danos ou acidentes.

Segundo o INMET, segunda-feira (27) e terça-feira (28) também têm previsão de tempestades em diversas regiões, aumentando a necessidade de precauções por parte da população. Além de seguir as recomendações do INMET, a população pode buscar mais informações e assistência junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

 

por jornalista Izilda Reis/Jornal da Cidade

Comentários