Offline
PF desarticula quadrilha que fraudava vestibulares de medicina
13/03/2012 10:56 em Brasil

Prisões foram feitas em seis estados do país nesta terça-feira. Grupo contava com especialistas para resolver provas.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (13) uma operação para desarticular uma quadrilha que fraudava vestibulares de medicina em seis estados. Foram expedidos 15 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão.
Para realizar a fraude, a organização conta com três grupos distintos: o primeiro cooptava os vestibulandos; o segundo se encarregava de treiná-los no uso do equipamento de comunicação conhecido como "ponto eletrônico"; enquanto o terceiro era composto por especialistas em diferentes disciplinas que resolviam a prova em suas áreas e informavam as respostas a um comando central, que as repassava para os alunos.
 
A Operação Arcano detectou a ação da quadrilha em 13 vestibulares promovidos por instituições privadas de ensino nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão, Goiás e Mato Grosso.
 
Até as 9h, 11 pessoas foram presas – duas em São Paulo, uma no Rio Grande do Sul, uma na Bahia, uma no Pará, três no Piauí, duas em Goiás e uma no Tocantins.
 
Também houve a apreensão de duas armas de fogo. Os presos responderão pelos crimes de formação e quadrilha e estelionato, cujas penas somadas podem atingir de dois a oito anos de prisão. Os alunos que se beneficiaram da fraude responderão por crime de estelionato.
 
A operação foi batizada de "Arcano" em razão de seu significado, que é "remédio secreto" em latim.
 
Fonte EPTV
 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!