Offline
Água chega a 1,5 m em abrigo de vitimas de enchente.
12/09/2011 03:41 em Destaque

 

SC: água chega a 1,5 m em abrigo de

vitimas de enchente de 2008

 

 

A enchente que atingiu o Estado de Santa Catarina nos últimos dias fez com que a água chegasse a 1,5 m de altura dentro das moradias provisórias que ainda abrigam as vítimas da tragédia de novembro de 2008, que deixou 24 mortos em Blumenau.

A moradia implantada em uma escola desativada no bairro Garcia conta com 21 famílias que aguardam por novas casas. Todas foram retiradas de áreas de risco pela Defesa Civil ou perderam tudo o que tinham com as chuvas ocorridas há quase três anos.

Na quinta-feira, quando as ruas do bairro começaram a alagar, os moradores do andar térreo foram removidos. O pátio, cozinha, banheiros, lavanderia e área de convivência ficaram submersos. O grupo, de mais de 80 pessoas, além de cinco monitores que estavam trabalhando, ficou ilhado por mais de um dia.

O drama de passar por outra enchente ainda está estampado nos rostos dos moradores do local. "Foi uma correria para erguemos as coisas e as pessoas se mudando para os andares de cima. Subiu tudo muito rápido", afirma Márcia Hilleshein, que vive com dois filhos no local.

Márcia consegui um apartamento de um programa federal há cerca de uma semana. Ela ainda não se mudou porque espera juntar dinheiro para colocar pias e pisos no imóvel. "Fiquei apavorada. Olhava pela escada e via que água já tinha tomado o primeiro andar. Estava vendo a hora em que todos os desabrigados teriam que ir para o telhado", disse.

A oração e a companhia de filha de apenas 4 meses foram a saída para que a moradora não entrasse em desespero. "Fiquei tanto tempo para conseguir uma lugar para as crianças ", afirmou ela. "Pensei que fosse morrer sem entrar na minha casa nova."

Depois que as águas baixaram, a lama tomou de conta de toda a parte externa. A central de gás acabou danificada depois que um riacho que passa aos fundos da moradia provisória transbordou.

Mas não são só as marcas da água que ainda são visíveis no prédio do bairro Garcia. Os moradores que já estão há 3 anos à espera de uma casa temem passar por outras enchentes dentro do abrigo. "Nunca pensei que até o abrigo fosse encher de água", disse Márcia. "Fizemos amigos, mas todo mundo quer ir embora."

Casas são interditadas Em Blumenau, 81 famílias não poderão voltar para suas casas após as chuvas. Uma vistoria realizada pela equipe da Defesa Civil local apontou risco de deslizamentos e condenou os imóveis. A partir de segunda-feira, moradores de residências dos bairros Velha Central e Ponta Aguda serão notificados de que as propriedades estão interditadas e serão demolidas.

Segundo o prefeito João Paulo Kleinübing (DEM), ainda durante a semana será realizada uma reunião com os moradores. O fornecimento de energia e água nos imóveis condenados será cortado nos próximos dias. Os proprietários terão o aluguel pago pela prefeitura em caráter temporário e posteriormente serão incluídas na fila do programa de habitação municipal.

A Defesa Civil continua analisando encostas e áreas de risco em Blumenau. Não está descartada a possibilidade de que outras casas sejam interditadas.

 

Veja Mais Fotos:

COMENTÁRIOS