A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São Carlos (SP) prendeu, nesta terça-feira (23), um rapaz de 20 anos e deteve um menor de 17 anos suspeitos de assaltar e esfaquear um estudante de ciência da computação da Universidade de São Paulo (USP), no sábado (20), dentro do campus. A vítima de 19 anos teve alta na segunda-feira (22). Um outro menor ainda é procurado.
Após investigações, a DIG identificou os três suspeitos. Todos foram reconhecidos pelo rapaz como os autores do crime. Em depoimento, Maycon Soares da Silva confessou que atingiu a vítima com um estilete, enquanto os dois menores a seguraram. O delegado Gilberto de Aquino pediu a prisão temporária de Silva e a custódia dos dois adolescentes. Omenor detido será encaminhado para a Fundação Casa de São Carlos e o rapaz ao Centro de Triagem.
O crime
O aluno do terceiro ano de Ciências da Computação, Lucas Wiechmann, estava em uma festa no salão de eventos da universidade. Antes de ir pra casa, por volta das 5h30, ele passou pelo alojamento estudantil para pegar documentos e, quando saiu, foi surpreendido por três homens. Eles roubaram uma bolsa com a carteira e os documentos do estudante.
Em seguida, um dos suspeitos esfaqueou o universitário no abdômen. Ele foi socorrido até a Santa Casa, onde passou por cirurgia e teve alta nesta segunda-feira (22).
Segurança
Os colegas de sala de aula agora estão preocupados, já que o assalto aconteceu ao lado do prédio onde estão as salas do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Eles acreditam que a presença de guardas da USP não garante a segurança dos estudantes e defendem a fiscalização da PM dentro do campus.
A USP informou que o campus tem uma comissão de segurança que vai avaliar os procedimentos adotados e apontar a necessidade de melhorias, mas não comentou se irá solicitar apoio da PM.
G1