Offline
Etanolduto não garante já preço menor na bomba, diz mercado
13/08/2013 14:04 em Economia e Negócios

O etanolduto inaugurado nesta segunda-feira (12) pela presidente Dilma Rousseff em Ribeirão Preto não vai garantir que o preço do combustível chegue imediatamente mais barato para o consumidor na bomba, segundo especialistas e instituições ouvidos pela Folha.

A constatação contraria a declaração da presidente. Segundo ela, o transporte do etanol pelos dutos vai baratear o biocombustível para o consumidor. Dilma, porém, só não disse quando.

O etanolduto foi construído pela Logum, consórcio formado pela empresas Petrobras, Copersucar, Raízen, Odebrecht, Camargo Corrêa e Uniduto Logística, ao custo de R$ 1 bilhão e conta com recursos públicos federais.

A dutovia tem cerca de 206 quilômetros e liga Ribeirão Preto --um dos maiores polos produtores de etanol do país-- a Paulínia (117 km de São Paulo) --um dos mais importantes centros de distribuição de combustíveis.

Segundo Marcos Fava Neves, professor da área de planejamento da FEA-USP de Ribeirão Preto, o ganho que as empresas terão com o duto será usado para fazer caixa e saldar dívidas realizadas.

"Não vai ocorrer essa queda do preço do etanol [prevista pela presidente], pois hoje se opera com prejuízo ou margens negativas. Esta economia [com o custo do transporte] deverá ser em boa parte absorvida pelas empresas", disse o docente.

De acordo com ele, a economia só será repassada para o consumidor quando o etanol for lucrativo. "Isso acontecerá quando voltar a Cide na gasolina e cair o ICMS sobre o etanol nos Estados", disse Fava Neves.

Para o sócio da consultoria FG/Agro, Juliano Merlotto, o impacto do etanolduto no preço para o consumidor, a curto e médio prazos, será zero, considerando que o preço de referência será daqueles que não usam o duto.

"A eficiência logística vai ficar para quem investiu e para quem usa o sistema. O preço de referência ainda será o de quem não usa o sistema, nas bases de distribuição em Paulínia", disse Merlotto.

Segundo o presidente-executivo do Sindicom (sindicato nacional das distribuidoras de combustíveis), Alisio Vaz, os benefícios para o consumidor serão mais perceptíveis quando os dutos chegarem a São Paulo e ao Rio. "Só que o benefício será na casa dos centavos", disse.

A Logum não informou nesta segunda-feira quanto será a redução no preço do etanol com o novo sistema de transporte.

O projeto completo é de R$ 7 bilhões e vai ligar GO, MS, SP e RJ. (Da Folha de SP)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!