Retirada de intestino grosso foi auxiliada por material didático inserido no óculos inteligente
O Hospital São Camilo, do município de Salto, no interior de São Paulo, realizou a primeira cirurgia com Google Glass no Brasil.
Realizada pelo médico Miguel Pedroso, da equipe do Instituto Lubeck de Itu, a operação consistiu na retirada do intestino grosso seguindo o método da videolaparoscopia, e foi feita na tarde da última sexta-feira, 25. A primeira cirurgia com Google Glass realizada no mundo foi feita em Ohio, Estados Unidos, durante o mês de agosto.
“O que nós fizemos foi embutir um material didático dentro do óculos, que fica à disposição do cirurgião durante o processo operatório”, conta Pedroso ao Link. “O médico pode acessar o material, que nós chamamos de videoatlas, através de comando de voz. A ideia é que ele possa tirar dúvidas sobre o que tem de fazer durante a cirurgia sem precisar usar as mãos, consultando como deve usar a pinça ou como deve estar a posição da mesa cirúrgica, por exemplo”.
Além de auxiliar o cirurgião, o Glass ainda fez a operação ser transmitida em uma videoconferência para uma sala anexa à que sediava a cirurgia, na qual dez médicos assistiram o processo.
De acordo com Pedroso, o teste com o Glass faz parte do desenvolvimento de uma plataforma de aplicativo que poderá ser usada para sanar as dúvidas de cirurgiões em todo o mundo durante suas atividades normais.
“O Instituto Lubeck desenvolve o video-atlas desde 2005, e ele teve uma primeira versão lançada em 2007, para computadores. Agora, queremos transformar isso num aplicativo, que deve estar pronto quando o óculos inteligente chegar ao Brasil”, explica o médico, que prevê que a plataforma desenvolvida para o video atlas da cirurgia de retirada de intestino grosso poderá ser usada para o ensino de como devem ser feitas outras cirurgias.
Do Estadão