O Prêmio Extra aos melhores da TV no ano de 2013 foi entregue na noite desta terça (12/11), no Rio de Janeiro. Diante de uma plateia estrelada, a atual novela global das nove, escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Wolf Maya, foi a grande vencedora da noite.
"Amor à Vida" levou os prêmios de Melhor Novela, Ator (Mateus Solano), Atriz Coadjuvante (Elizabeth Savalla), Revelação (Tatá Werneck), Ídolo Teen (Caio Castro) e Atriz Mirim (Klara Castanho). O resultado é baseado em votação popular, no site do jornal Extra, que pertence às Organizações Globo.
Sendo assim, não fica difícil deduzir que, em alguns casos, não foi premiado o melhor trabalho, mas o de maior repercussão. Na minha opinião, é evidente que, entre as concorrentes, "Lado a Lado", de João Ximenes Braga e Claudia Lage, pelo conjunto da obra, foi a melhor novela (ainda estavam na disputa "Flor do Caribe", "Salve Jorge" e "Saramandaia").
Na mesma linha de raciocínio, Tatá Werneck se destaca em sua estreia em novelas, mas Maria Casadevall é, de fato, uma revelação. A vitória de Tatá, no entanto, era previsível e não chega a ser injusta (assim como era óbvio que Caio Castro seria escolhido o ídolo teen). Além de Maria e Tatá, concorriam nesta categoria Dani Moreno (“Salve Jorge”), Mart’nália (“Pé na Cova”), Solange Badim (“Salve Jorge”) e Thammy Miranda (“Salve Jorge”).
Já a categoria Ator Revelação estava jogo duro entre Adriano Garib, o Russo de "Salve Jorge", e Sérgio Guizé, o Gibão de "Saramandaia". Garib levou a melhor. O neto de Silvio Santos, Tiago Abravanel, estava no páreo. Porém, seu personagem na trama de Glória Perez, Demir, era uma aposta que não aconteceu. Outros candidatos ao prêmio eram Gregório Duvivier (“Louco por Elas”) e Josafá Filho (“Sangue Bom”).
A vitória de Mateus Solano, a bicha má Félix, era mais que esperada e, vamos combinar, merecidíssima. O ano foi dele na TV. Antonio Fagundes e Malvino Salvador (“Amor à Vida”), Lázaro Ramos e Thiago Fragoso (“Lado a Lado”) e Marco Pigossi (“Sangue Bom”) também concorriam na categoria Melhor Ator.
Muito badalada na época de "Salve Jorge" - ela estava ótima mesmo como a delegada Helô -, Giovanna Antonelli levou o prêmio de Melhor Atriz, desbancando até mesmo sua colega de elenco Nanda Costa. Aí creio que há - como em outros prêmios - um erro de definição das concorrentes.
Numa categoria Melhor Ator ou Atriz devem figurar os protagonistas das tramas e, por mais que tenha brilhado, Giovanna não encabeçava o elenco da novela e deveria figurar na categoria Atriz Coadjuvante. Alías, Alexandre Nero, seu parceiro de cena, foi eleito o Melhor Ator Coadjuvante.
Apesar das críticas, Nanda foi ótima como Morena e tinha tudo a ver com o papel. Mas é aquela história: se insistem nos mesmos atores, reclamam; se renovam, reclamam também! Giulia Gam e Sophie Charlotte (“Sangue Bom”), Paolla Oliveira e Susana Vieira (“Amor à Vida”) completavam a lista.
Sem desmerecer a atuação de Alexandre Nero, mas o resultado da categoria Ator Coadjuvante foi o mais injusto. Pra mim, ou Nando Cunha, o Pescoço de "Salve Jorge", ou Joaquim Lopes (merecidamente na disputa), o Lucindo de "Sangue Bom", tinham que levar essa.
E na categoria Atriz Coadjuvante, a vitória de Elizabeth Savalla (“Amor à Vida”) também não foi surpresa. De "Amor à Vida", ainda estavam na lista Fernanda Machado e Vanessa Giácomo. Outras concorrentes eram Patrícia Pillar (“Lado a Lado”) e Totia Meirelles (“Salve Jorge”), que também roubaram a cena em seus trabalhos. Senti falta de Dira Paes nesta lista.
Vale comentar que "Guerra dos Sexos", de Silvio de Abreu, figurava apenas na categoria Melhor Figurino. Uma prova de que o remake do sucesso dos anos 80 pouco repercutiu. Ali haviam erros crassos de direção, escalação de elenco e texto. Uma pena pois se perdeu uma grande oportunidade.
Tony Ramos, que protagonizou o remake, foi o grande homenageado desta edição do Prêmio Extra, que celebrou os 15 anos do jornal e os 50 anos de carreira do ator. Ele recebeu homenagens das atrizes Glória Pires, Glória Menezes e Mariana Ximenes, além da mulher, Lidiane, que subiu ao palco e se declarou a ele.
"A você, companheira, um beijo. Você é a razão absoluta de parte dessa caminhada. Eu te amo profundamente", retribuiu o ator. "Tenho um profundo respeito por essa profissão e pelo povo. Não acredito que um prêmio me faça subir à cabeça depois de 50 anos de profissão. Sigo com alegria, determinação e prazer", disse o homenageado em seu discurso. Tony merece!
Além das novelas que sempre são o grande destaque - assim como no Prêmio Contigo de Novelas, outra importante premiação nacional -, me chamou atenção a eleição de Melhor Apresentador. A começar pelos mesmos de sempre na disputa, mostrando que nossa TV pede urgente renovação: Faustão, Luciano Huck, Danilo Gentili, Fátima Bernardes, Regina Casé e Rodrigo Faro.
Pelo 8º ano consecutivo, Huck foi o premiado. Mas em 2013 sua atuação e o desempenho de seu "Caldeirão" não foram lá essas coisas. O ano foi sem dúvida de Regina Casé, que conseguiu firmar seu "Esquenta" na grade de programação da Globo. Enfim, lembremos que a votação era popular e digamos que a voz do povo é soberana.
Apresentada por Marieta Severo e Marco Nanini, a festa lembrou de importantes artistas que morreram neste ano, como Cláudio Cavalcanti, Sebastião Vasconcelos, Norma Bengell, Walmor Chagas, Cleyde Yáconis e Jorge Dória. No final teve show de Tiago Abravanel.
Confira a lista com os indicados e em negrito os premiados:
PERSONALIDADE DO ESPORTE:
Alex Escobar
Caio
Edmundo
Fernanda Gentil
Tadeu Schmidt
Luis Roberto
ÍDOLO TEEN:
Bruna Marquezine (“Salve Jorge”)
Caio Castro (“Amor à Vida”)
Hanna Romanazzi (“Malhação”)
Juliana Paiva (“Malhação”)
Luane Dias (“Esquenta”)
Rodrigo Simas (“Malhação”)
MAQUIAGEM:
“José do Egito”
“Lado a Lado”
“Pânico”
“Pé na Cova”
“Saramandaia”
“Zorra Total”
APRESENTADOR:
Danilo Gentili
Fátima Bernardes
Faustão
Luciano Huck
Regina Casé
Rodrigo Faro
ATRIZ REVELAÇÃO:
Dani Moreno (“Salve Jorge”)
Maria Casadevall (“Amor à Vida”)
Mart’nália (“Pé na Cova”)
Solange Badim (“Salve Jorge”)
Tatá Werneck (“Amor à Vida”)
Thammy Miranda (“Salve Jorge”)
ATOR COADJUVANTE:
Anderson Di Rizzi (“Amor à Vida”)
Alexandre Nero (“Salve Jorge”)
Joaquim Lopes (“Sangue Bom”)
José Loretto (“Flor do Caribe”)
Luis Mello (“Amor à Vida”)
Nando Cunha (“Salve Jorge”)
ATOR/ATRIZ MIRIM:
Giovanna Grigio (“Chiquititas”)
Kíria Malheiros (“Salve Jorge”)
Klara Castanho (“Amor à vida”)
Laura Barreto (“Louco por Elas”)
Luiz Felipe Mello (“Salve Jorge”)
Victor Figueiredo (“Flor do Caribe”)
ATRIZ COADJUVANTE:
Bianca Rinaldi (“José do Egito”)
Elizabeth Savalla (“Amor à Vida”)
Fernanda Machado (“Amor à Vida”)
Patrícia Pillar (“Lado a Lado”)
Totia Meirelles (“Salve Jorge”)
Vanessa Giácomo (“Amor à Vida”)
HUMOR:
“Agora é Tarde”
“A Grande Família”
“Pânico na Band”
“Pé na Cova”
“Tapas e Beijos”
“Zorra Total”
ATOR REVELAÇÃO:
Adriano Garib (“Salve Jorge”)
Gregório Duvivier (“Louco por Elas”)
Josafá Filho (“Sangue Bom”)
Sérgio Guizé (“Saramandaia”)
Tiago Abravanel (“Salve Jorge”)
TEMA MUSICAL:
“Dança Sensual” (MC Koringa - “Salve Jorge”)
“Esse Cara Sou Eu” (Roberto Carlos - “Salve Jorge”)
“Maravida” (Daniel - “Amor à Vida”)
“Meiga e Abusada” (Anitta - “Amor à Vida”)
“Piradinha” (Gabriel Valim - “Amor à Vida”)
“Vagalumes” (Pollo - “Sangue Bom”)
ATOR:
Antonio Fagundes (“Amor à Vida”)
Lázaro Ramos (“Lado a Lado”)
Malvino Salvador (“Amor à Vida”)
Mateus Solano (“Amor à Vida”)
Marco Pigossi (“Sangue Bom”)
Thiago Fragoso (“Lado a Lado”)
ATRIZ:
Giovanna Antonelli (“Salve Jorge”)
Giulia Gam (“Sangue Bom”)
Nanda Costa (“Salve Jorge”)
Paolla Oliveira (“Amor à Vida”)
Sophie Charlotte (“Sangue Bom”)
Susana Vieira (“Amor à Vida”)
NOVELA:
“Amor à Vida”
“Flor do Caribe”
“Lado a Lado”
“Salve Jorge”
“Saramandaia”
FIGURINO:
"Guerra dos Sexos"
"Lado a Lado"
"O Canto da Sereia"
"Pé na Cova"
"José do Egito"
"Saramandaia"
Yahoo!