Offline
Relatório sobre educação municipal é apresentado na Câmara
19/03/2014 14:25 em Notícias Itápolis

Relatório mostra com ilustrações fotográficas, análises e apontamentos situação de toda rede municipal de ensino infantil. A merenda escolar foi um dos itens analisados e classifica como “péssima”.

camara18ma

O vereador Mauro Guerra, relator da Comissão, explicou que o número de alunos em relação a profissionais nos berçários está muito acima do que é recomendado pelo Ministério da Educação. 

ITÁPOLIS: A Comissão de Representação montada pela Câmara para avaliar as condições da rede municipal de ensino apresentou oficialmente seu relatório final, produto de vistorias em 12 unidades escolares. A entrega aconteceu na tarde de terça-feira (18). Os primeiros a receber foram os profissionais da imprensa. Em seguida, o relatório foi apresentado aos vereadores, em sessão de Câmara.

No site oficial da Câmara – www.camaraitapolis.sp.gov.br - há uma versão eletrônica que pode visualizada ou baixada.

A peça de 44 páginas descreve a situação de todas as escolas municipais, desde aspectos como estrutura física, merenda escolar, número de servidores e outras condições oferecidas aos alunos.

Uma das questões problemáticas levantadas pela Comissão foi a não atribuição dos berçários aos professores. Apenas monitores cuidam das crianças de zero a dois anos.

“O número de alunos em relação a profissionais nos berçários está muito acima do que é recomendado pelo Ministério da Educação, um problema que poderia ser resolvido com facilidade caso o Executivo se valesse do último concurso público e convocasse professores de Educação Básica I”, analisa Mauro Guerra (PTB), relator da Comissão.

A merenda escolar foi outro item analisado. O relatório traz detalhes do cardápio e dos valores gastos pela prefeitura com a alimentação escolar. O relator classifica a merenda como “péssima”.

A estrutura física das escolas também foi um item avaliado. O relatório apresenta o contraste entre as EMEIs “Lóide Portolani” e “Eva Aparecida de Souza”. A primeira apresenta estrutura bastante defasada. A segunda goza de espaço com quadra poliesportiva e brinquedoteca bem equipada.

Vanderlei Araújo (PSDB) e Lourival Tomé (PR), presidente e secretário da Comissão, aprovaram o relatório e destacaram que o intuito primordial do relatório a ajudar a Prefeitura a corrigir os problemas da rede de ensino.

O secretário Ruy Marchesi será convocado para prestar explicações na Câmara no dia 01/4.

O projeto de lei que dispõe sobre proibição de celulares e aparelhos eletrônicos na rede municipal de ensino não foi votado. A matéria deve ingressar na ordem do dia da próxima sessão de Câmara.

Veja também no site oficial o vídeo da sessão de 18 de março.

Jornalismo – Câmara Municipal

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!