Ação buscou envolvidos com avião que carregava drogas em Bocaina. Operação recebeu nome de “Paiva Luz” em homenagem a agente morto.
Avião caiu em um canavial em Bocaina (Foto: Monize Poiani/ TV Tem Bauru)
A Polícia Federal prendeu 24 pessoas ligadas ao tráfico internacional de drogas. Os suspeitos são de 21 cidades dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná e Bahia. Outras seis pessoas ainda são procuradas, entre elas um empresário do Paraguai. Ele é um dos responsáveis em abastecer o tráfico de drogas no Brasil. A interpol está envolvida no caso para desmantelar a organização criminosa.
Eles fariam parte da quadrilha envolvida na ação que terminou com a morte de um agente da PF e queda e explosão de um avião em Bocaina (SP) no ano passado. “É uma organização bem estruturada, com divisão de tarefas e estrutura bem definida e capitalizada. Nessa estrutura nós constatamos que eles são dotados de um sistema de comunicação, eficiente, rápido e criptado, o que dificulta a nossa investigação, um sistema de transporte muito eficiente, que inclui aviões e armamento”, ressalta o delegado da PF de Bauru (SP), Ênio Bianospino.
Outro procurado é Alex Chervenhak. Segundo a Polícia Federal ele comprava a droga do Paraguai e distribuía na região de Campinas. Um dos caminhos usados pela quadrilha para receber a droga do exterior era a pista de pouso rural em Bocaina, descoberta pela PF em setembro de 2013.
Na época o agente Fábio Ricardo Paiva Luciano, foi assassinado com um tiro de fuzil durante uma operação para interceptar um avião carregado com cocaína.
A aeronave caiu e pegou fogo, na fuga os bandidos atiraram contra os policiais federais. Seis pessoas foram presas na operação, entre elas o piloto do avião.
“Essa operação é um desdobramento da ação que ocorreu em setembro do ano passado, na qual infelizmente morreu o nosso coloque Paiva, a partir daquele momento a Polícia Federal, em especial a de Bauru, passou a se dedicar quase que exclusivamente, em termos do nosso setor de inteligência, na investigação para identificar a quadrilha e todos que participaram daquele evento”, explica o delegado Carlos Alberto Fázzio.
Desde o início da operação "Paiva Luz", em setembro de 2013, foram apreendidos 400 kg de drogas em diversas cidades do Brasil. Durante seis meses a inteligência da Polícia Federal investigou a atuação da quadrilha dentro e fora do país.
Para desarticular a organização criminosa pelo menos 40 contas bancárias foram bloqueadas além do sequestro de bens de 30 pessoas ligadas ao tráfico de drogas.
Fotos feitas pela Polícia Federal mostram joias, carros e drogas apreendidos com um empresário de Santa Catarina. Ele é dono de dois postos de combustíveis e também estava envolvido com o tráfico internacional de drogas.
Um perito criminal da Polícia Federal irá fazer a análise dos valores apreendidos em imóveis, empresas, contas bancárias, joias, aviões, lanchas e veículos de todos os envolvidos.
Os investigados responderão por tráfico internacional de drogas, uso de armas restritas e participação em homicídio, já que todos fazem parte da quadrilha que estava em Bocaina no dia da morte do policial federal.
Tv Tem