Rede social gastou mais de US$ 22 bilhões em aquisições de empresas desde sua criação
O Facebook já gastou mais de US$ 22 bilhões em aquisições de outras empresas desde sua fundação, em 2004. Com esse valor, daria para comprar um país como Afeganistão ou até vários times de esporte, segundo informações da Marketo, companhia que desenvolve software de automação de marketing para empresas.
A empresa comparou o valor total gasto pela rede social com diversos itens. O Facebook poderia comprar, por exemplo, um país como Afeganistão, que registrou um PIB de US$ 20,65 bilhões em 2013. Os US$ 22 bilhões ainda ultrapassam com facilidade os salários dos 500 CEOs mais ricos dos Estados Unidos, cuja soma foi de US$ 5,2 bilhões no ano passado.
Se Mark Zuckerberg quisesse investir na indústria do cinema, ele teria dinheiro o suficiente para cobrir os custos de produção de diversos filmes de sucesso. O valor gasto na produção do filme “Piratas do Caribe: No fim do mundo” foi de US$ 300 milhões, o de “X-Men: O confronto final” foi de US$ 210 milhões, e o de “Harry Potter e o Príncipe Mestiço” foi de US$ 250 milhões. A soma do custo de produção de 13 filmes blockbuster seria de cerca de US$ 3 bilhões, valor baixo se comparado com o investimento da rede social em novas empresas.
Grande parte dos US$ 22 bilhões foi gasta com a compra do WhatsApp por US$ 19 bilhões. A aquisição mais recente, da empresa de realidade virtual Oculus VR, foi de US$ 2 bilhões. Em 2012, mais US$ 1 bilhão foi gasto no Instagram. Além dessas, o Facebook gastou US$ 426 milhões em outros negócios menores.
Terra