Amigos descobrem fóssil de mastodonte por acaso durante despedida de solteiro
16/06/2014 11:11 em Mundo

A festa de despedida de solteiro de um grupo de amigos de Novo México, Estados Unidos, terminou de forma completamente inesperada: eles se depararam com fóssil de mastodonte — espécie pré-histórica de elefante. O grupo andava de carro pelo Parque Estadual Elefante Butte Lake quando o veículo atolou na areia. Ao descerem para desenterrar o pneu, se depararam com os ossos saindo do chão.

Uma equipe de paleontologistas e arqueologistas que foi ao local verificar o estado do fóssil acredita que o animal tenha vivido ali há três milhões de anos. Segundo o jornal britânico The Telegraph, o crânio do animal pesa mais de 450kg. “O mastodonte descoberto é mais velho que os mamutes que viveram na Terra na Era do Gelo. Ele deve ter morrido em um banco de areia do Rio Grande”, disse o paleontologista Gary Morgan. “Ele vivia, se alimentava e bebia água perto do rio há três milhões de anos. Esse é, de longe, o melhor que nós já encontramos”, concluiu.

Um dos festeiros que descobriu a ossada Antonio Gradillas, de 33 anos, contou como foi a descoberta. “Nós estávamos andando e vimos um osso uns quatro centímetros fora do chão”, disse, em entrevista à emissora KRE News. Segundo o site do parque, apesar de ter “elefante” no nome, ninguém nunca soube que os animais teriam habitado a região milhares de anos antes. Na verdade, uma pedra com o formato do bicho deu o nome ao espaço.

Extra.globo