Offline
Ladrões usam carretas para roubar fazenda em Patrocínio Paulista
22/07/2014 08:49 em Notícias Policias

Donos de sítios e fazendas em Patrocínio Paulista (SP) estão preocupados com o aumento da ousadia dos ladrões. Na madrugada desta segunda-feira (21), homens fortemente armados chegaram com duas carretas em uma propriedade, fizeram a família toda refém e levaram quatro tratores, dois carros e vários implementos e defensivos agrícolas. Segundo o presidente do Sindicato Rural da cidade, Irineu de Andrade Monteiro, a violência na zona rural vem se tornando frequente. A Polícia Militar de Franca, que responde por Patrocínio, não informa dados de ocorrências do tipo, mas afirma que, durante os patrulhamentos feitos nesta região de janeiro a junho, cinco pessoas foram presas e uma arma apreendida.
 
Na ação desta madrugada, correntes e cadeados das porteiras da fazenda foram cortados. “Há muitos anos, tínhamos uma incidência grande de roubos e furtos de animais, mas os bandidos foram abrindo o leque. Passaram a levar fios de energia, transformadores, equipamentos para ordenha e tratores. Agora, o mais grave foi o que ocorreu com essa família. Chegar com pesadas carretas e roubar equipamentos importantes no trato cultural das lavouras é muita ousadia”, afirma Monteiro. Ele explica que o valor do prejuízo ainda está sendo calculado.
 
O presidente não critica o trabalho da Polícia, mas diz que, todos os dias, recebe informações sobre novos casos de violência e que o número de PMs é pequeno para cobrir a cidade. “Temos dez policiais ao todo em Patrocínio e, diariamente, são apenas três trabalhando. Há muitos anos, até instalamos uma telefonia rural e fizemos uma parceria com a PM, que montou uma repetidora. Mas é preciso que o produtor rural consiga se comunicar bem antes”.
 
Outros casos
No sítio de Dalton Garcia de Andrade, foram quatro ocorrências só neste ano. Ele conta que a família quer colocar equipamentos de segurança, como câmeras, mas ele não tem condições financeiras no momento. O prejuízo com os furtos chegou a R$ 30 mil. Foram levados uma perua, que ele usava para o transporte de produtos, e até materiais domésticos, como xícaras, pratos e uma cafeteira. Por medo, o sitiante pensa, até, em ir embora para a cidade. “Antigamente, morar na zona rural era uma maravilha. Hoje, a situação está muito difícil”.
 
Opinião parecida tem Régis Garcia Lopes, também produtor rural. Ele já perdeu a conta de quantas vezes a propriedade foi furtada. Só este ano, foram três. “Levaram medicamentos, arreios, cordas, desde coisas mais caras até as mais irrisórias”. Para evitar novos prejuízos, Lopes declara que tem evitado manter bens no local. “Não deixo mais nada de valor lá. É a única forma que tenho de me proteger”. Segundo ele, a preocupação aumenta a cada dia. “A sensação é de abandono, de governo, de autoridade, de tudo. Estamos reféns da bandidagem, tocando um dia após o outro e torcendo para que nada de pior possa acontecer”.
 
Polícia
A Polícia Militar de Franca, que coordena as ações em Patrocínio Paulista, não informa a quantidade de ocorrências registradas na zona rural da cidade nos últimos anos. Afirma, apenas, que no 1º semestre de 2014, fez cinco prisões em áreas de sítios e fazendas, relacionadas a três ocorrências: uma de tráfico de entorpecentes, uma de embriaguez ao volante e outra de roubo. Uma arma de fogo também foi apreendida.
 
G1
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!