Um cinto de segurança capaz de acordar o motorista que estiver dormindo ao volante está sendo desenvolvido pelo Instituto de Biomecânica de Valência (IBV). Cientistas têm trabalhado no projeto Harken, um sistema com tecidos inteligentes, capaz de medir os batimentos cardíacos e a frequência respiratória do motorista.
O sistema deve funcionar com sensores no cinto de segurança e no banco do motorista. De acordo com o diretor de inovação de mercados de automóveis e transporte de massa do IBV, José Solaz, a variação nas frequências cardíaca e respiratória são bons indicadores do estado do motorista em relação à fadiga. “Quando pessoas entram em estado de fadiga ou sonolência, alterações aparecem em sua respiração e nos batimentos cardíacos. O Harken pode monitorar estas variáveis e alertar o motorista diante dos sintomas de fadiga.”
Segundo o IBV, até agora nenhum sistema era capaz de medir sinais vitais constantemente em um carro de maneira não invasiva.
O Projeto Harken já foi testado em pistas fechadas, mas em breve deve passar por avaliações em situações normais de tráfego de veículos, segundo o IBV.
Terra