Offline
Exposição do pintor Salvador Dalí é liberada para visitação em São Carlos
07/08/2014 10:56 em Utilidade Pública

O Espaço Cultural Acervo "Antônio Ibaixe" liberou a visitação do público à exposição do pintor espanhol Salvador Dalí, em São Carlos (SP). O nome do local, que foi criado especialmente para abrigar as gravuras do artista, homenageia o pai de Lover Ibaixe, fazendeiro que doou o acervo ao município. A população pode apreciar a mostra de terça a sexta-feira, das 10h às 16h. A entrada é gratuita e recomendada para maiores de 12 anos.
Após ser aberta somente para a inauguração do Espaço Cultural, a exposição foi reaberta pela Prefeitura na última terça-feira (5). A mostra de 100 gravuras é dividida em três etapas do acervo: Inferno, Purgatório e Paraíso. As obras retratam o poema épico, escrito no século XIV, por Dante Alighieri.
 
O espaço comporta visitação de até 20 pessoas por vez. Para preservar o acervo e garantir uma visita tranquila, não é permitido encostar nas obras e correr dentro do espaço. Além disso, mão é permitida a entrada de animais, assim como fumar, beber ou comer, inclusive balas e chicletes e portar mochilas, bolsas grandes e guarda-chuvas. Também não é permitido usar celular ou tablete durante a visitação, nem fotografar ou filmar o acervo.
Grupos interessados em visitar a exposição devem realizar agendamento prévio pelo telefone (16) 3373-2707 ou pelo e-mail:cultura.sc@saocarlos.sp.gov.br, com o assunto "Visita Dalí". Um monitor estará no local para orientar o público.
 
Doação
O acervo raro foi parar na cidade após o fazendeiro são-carlense viver uma história curiosa para conseguir os quadros. “Fiz uma permuta com a esposa do Dalí, a Gala, e troquei por 300 moedas de ouro austríacas”, contou Ibaixe.
As xilogravuras têm a autenticidade comprovada. Segundo Ibaixe, as gravuras dadas para São Carlos pelo período de dez anos possuem a marca de Dalí e as iniciais E.A., o que significaria épreuve d’artist, prova do artista, em português.
 
Serviço:
Exposição "A Divina Comédia: Dalí rumo ao paraíso de Dante"
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 16h
Local: Espaço Cultural Acervo "Antonio Ibaixe" - Rua Major José Inácio, nº 2048, Centro.
 
G1
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!