Quase 900 consumidores que reclamaram de uma promoção da Coca-Cola realizada no início do ano vão receber bolas Brazucas, depois de um acordo da empresa com o Ministério Público.
No início do ano, a fabricante de bebidas fez uma promoção em que os consumidores poderiam trocar tampinhas de refrigerantes por miniaturas de garrafas, chamada "Minigarrafinhas de todo Mundo". Segundo o MP de São Paulo, 883 pessoas registraram reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor por não terem conseguido realizar a troca.
A promoção, ainda segundo o MP, foi realizada em todo o país e encerrada antes do prazo previsto porque se esgotou o estoque de 7 milhões de miniengradados e minigarrafinhas.
"Embora a promoção estivesse atrelada à duração de estoque de brindes e ainda que a Coca-Cola tenha informado aos consumidores – em comerciais televisivos e outras peças publicitárias de grande circulação –, sobre o término antecipado da promoção, os produtos continuaram sendo vendidos veiculando a promoção e desencadeando reclamações nos órgãos de Defesa do Consumidor em todo o país", diz o MP paulista em nota.
Por conta das reclamações, a empresa assinou, em outubro, um Termo de Compromisso de Ajustamento para atender aos clientes que se sentiram lesados. Pelos termos do acordo, a Coca-Cola se comprometeu a enviar gratuitamente, a todos os consumidores que registraram reclamação, uma bola Brazuca Adidas customizada, que será entregue no prazo de 60 dias.
Para o próximo ano, a fabricante de bebidas também se comprometeu a realizar uma nova promoção de minigarrafinhas durante o ano de 2015. Tampinhas e aneis guardados pelos consumidores durante a promoção deste ano poderão ser usados no próximo.
O acordo também estabelece que a empresa terá que aumentar o estoque de brindes em 40% em relação à promoção anterior, e que deverá informar quando esse estoque chegar a 30%.
Uma página na internet deverá ser criada para informar sobre a promoção, onde deverá constar o percentual atualizado do estoque de brindes existente. O acordo fixa multa de R$ 20 mil para cada evento eventualmente descumprido.
O G1 procurou a Coca-Cola para comentar o assunto, mas não obteve retorno até a última atualizaçãon desta reportagem.
G1