Offline
Astrônomos russos descobrem asteroide gigante que a apenas 4.5 km da Terra pode se chocar e causar catástrofe
13/11/2014 12:29 em Ciência e Saúde
O telescópio robótico da Universidade de Moscou descobriu um grande asteroide que pode se chocar com a Terra no futuro. Informações são do site CosmosUp.Caso a grande rocha entre em colisão com nosso planeta, a explosão seria mil vezes mais poderosa que a provocada pelo meteorito Chelyabinsk, que caiu na Rússia em 2013. 
 
 O asteroide foi flagrado por um telescópio russo instalado próximo à cidade de Kislovodsk. O corpo celeste recebeu o nome de 2014 UR116.
 
Estima-se que a rocha tenha 370 metros de diâmetro. Ele é maior que o famoso asteroide Apophis, de 350 m. Ele causou preocupação em 2004 quando estimativas indicavam uma possibilidade de 2,7% de que ele se chocasse com a Terra em 2029.
 
A sua órbita ainda é variável porque ele também passa próximo de Vênus e Marte e a gravidade faz com que esses planetas também influencie na trajetória da rocha.
 
Quando o meteorito Chelyabinsk explodiu na Rússia, em fevereiro de 2013, a energia da explosão gerou o equivalente a 300 a 500 kilotons de TNT.
 
O Chelyabinsk, entretanto, era bem menor que o 2014 UR 116, seu diâmetro era de apenas 17 metros e ele se desintegrou a uma altitude de 20 km.
 
O asteroide recém-descoberto é bem maior e sua colisão com nosso planeta seria catastrófica.
 
O impacto seria mil vezes mais forte que o provocado pelo meteorito de Chelyabinsk de acordo com o jornal Scientific Russia.
 
Atualmente, o trecho em que o asteroide mais passa próximo da Terra em sua órbita é a 4,5 km de distância, mas isso vai mudar, afirmam os cientistas. Por isso,
 
pesquisadores terão de ficar de olho nele.
 
Foto: Reprodução/Jornal Ciência
 
Fonte: Portal R7
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!