Novas imagens feitas por um cinegrafista amador mostram os momentos que se seguiram à derrubada do avião da Malaysian Airlines na região separatista do leste da Ucrânia, em julho.
O vídeo, obtido pela agência de notícias Associated Press, foi supostamente filmado no vilarejo de Hrabove minutos após a queda da aeronave - que fazia o voo MH17 entre Amsterdã e Kuala Lumpur.
Alguns moradores são vistos gritando, enquanto outros correm em direção ao local na tentativa de apagar o fogo.
De acordo com a AP, a reação dos moradores sugere que eles acreditavam que se tratasse de mais um avião militar ucraniano abatido. À época, várias aeronaves militares da Ucrânia haviam sido atingidas enquanto sobrevoavam a área.
Os moradores que aparecem no vídeo perguntam sobre o paradeiro do piloto - quando aviões militares eram abatidos, seus pilotos e passageiros normalmente eram feitos reféns por forças rebeldes.
Uma pessoa que aparece na gravação também é ouvida perguntando se mais de um avião havia caído. Logo os outros informam que havia sido apenas uma aeronave.
Quatro meses após a tragédia, começaram os trabalhos de resgate dos escombros do avião, que podem indicar quem abateu a aeronave.
O governo da Ucrânia responsabiliza grupos separatistas apoiados pelos governo russo. Já a Rússia afirma que as autoridades ucranianas abateram a aeronave.
(vídeo disponível no link: http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2014/11/141117_aviao_imagens_lab )
Fonte BBC