Globo Esporte- A temporada que começou com a frustração do vice-campeonato no Catarinense terminou bem diferente para o Joinville. Ao conquistar o acesso à elite de 2015 com quatro rodadas de antecedência, após o triunfo contra o Sampaio Corrêa, o Tricolor garantiu a taça da Série B pela primeira vez mesmo não vencendo o Oeste na tarde deste sábado. Ao Rubrão, que ainda corria risco de rebaixamento, a preocupação foi superada pela derrota do América-RN diante do Paraná, por 4 a 1, e pela vitória por 1 a 0 no estádio dos Amaros com gol anotado pelo atacante Cristiano.
Antes mesmo do apito final, o JEC já comemorava o título. Aos 48 do segundo tempo, dois antes de terminar o jogo em Itápolis, o confronto da Ponte Preta terminou com empate, o que garantiu a primeira colocação e taça inédita ao time catarinense. Nada podia acabar com a festa do Tricolor catarinense: o banco comemorou muito, com direito a chutão de bola para cima e expulsão de Everton - não importava, porém, porque o título estava em mãos tricolores.
O troféu pela primeira posição na tabela de classificação coroou a temporada de sucesso na Segundona, marcada por bons números do começo ao fim das 38 rodadas: melhor campanha entre as 20 equipes dentro de casa, defesa menos vazada e maior número de vitórias na competição. O Oeste termina em 15º lugar, com 48 pontos.