Offline
Veja dez dicas para fazer seu filho gostar de matemática
09/12/2014 12:06 em Utilidade Pública
A matemática é um bicho de sete cabeças. Já ouviu essa frase em algum lugar? Ela é mais comum do que você imagina! A matemática é um problema para muitas crianças e adolescentes e é conhecida como uma das grandes vilãs da escola nas séries iniciais.
 
A professora e pesquisadora em educação matemática na infância da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Priscila Azevedo lembra que as crianças lidam com a matemática de forma natural e que a família pode ajudar no processo de aprendizagem da criança. Antes de aprender a tabuada, você pode ajudar o seu filho a desenvolver habilidades matemáticas. Veja dez dicas para incentivar seu filho a entender a matemática.
 
1. Não faça seu filho ter medo da matemática
Por ser um estigma social, é normal que ao entrar na escola, as crianças escutem “você precisa estudar mais porque é matemática!” ou “preste atenção, porque matemática é mais difícil que as outras!”. Isso é um mito e as crianças podem ser influenciadas negativamente dentro da própria família. “Se os pais tiverem medo, é preciso dar outro significado. Eles aprenderam em outro momento, de forma tradicional, com decoreba, e hoje a educação tem outra perspectiva de respeito à infância, se pensa na educação como processo de construção do conhecimento. Pensar dessa forma pode prejudicar a criança”, lembra a professora Priscila.
 
2. Ajude seu filho a aprender brincando
Muitas vezes os pequenos sequer percebem que estão aprendendo em uma brincadeira. É interessante a construção de brinquedos junto com a criança, como boliche de garrafa pet ou dominó. Essas brincadeiras vão além do entretenimento: ao elaborar o jogo com a criança, você ajuda a desenvolver o raciocínio lógico matemático. O processo de construção a auxilia a entender as formas geométricas e como as coisas são feitas.
 
3. Resgate brincadeiras tradicionais
Jogos como amarelinha, pega-pega e jogar bola também provocam o desenvolvimento matemático. A matemática envolve muito mais que números, envolve os conceitos de espaço, forma, tempo e medida, por exemplo. “Elas fazem a criança entender o espaço e a ter consciência corporal, o que ajuda no raciocínio lógico matemático”, explica.
 
4. Utilize histórias infantis com conceitos da matemática
“Alguns livros trazem questões envolvendo quantidade, medidas e espaço e é importante para a criança lidar com essas noções”, diz a professora Priscila. Ela também aponta que os pais ficam receosos com o processo de contar histórias, mas que uma das dicas é dramatizar e se apropriar de cenários. “Isso é muito importante e vai despertar o interesse da criança, ela vai fazer junto, contar e se envolver com isso”.
 
5. Proponha a resolução de problemas não convencionais
Ao colocar a criança diante de um problema incomum, você a provoca a sair de sua zona de conforto e buscar respostas em outros lugares. “Nem sempre a resposta para um problema é um número. É legal conversar com a criança para que ela possa elaborar respostas e você deve sempre valorizar a resposta, para que ela não sinta que só existe uma resposta correta. Cada criança pensa de um jeito.”
 
6. Brinque com dobraduras
Um dos lados que mais ajuda o desenvolvimento da criança na matemática é o raciocínio geométrico. Você pode estimular essa área ao fazer dobraduras com seu filho. Os origamis são uma maneira de seu filho visualizar as formas geométricas e aprender brincando! “É bem gostoso de se fazer com as crianças. Use diferentes papéis, tamanhos e texturas”, aconselha a professora Priscila.
 
7. Permita o uso de tecnologias
“De modo equilibrado, moderado, os aparatos tecnológicos contribuem para o raciocínio lógico”, acredita a professora Priscila. É necessário lembrar que os pais precisam controlar o uso e o conteúdo do que os pequenos usam, mas vários jogos podem incentivá-los a pensar além do dia a dia.
 
8. Deixe seu filho ajudar nas tarefas de casa
Atividades como arrumar a mesa e reorganizar os próprios brinquedos estimulam o seu filho a resolver pequenos problemas e entender alguns conceitos como construção hierárquica - classificar os objetos e ações conforme a importância - e o conceito de número, trabalhando com quantidades."Se tem 4 pessoas, quantos copos precisam ser colocados? Para o adulto é tão automático, mas para a criança é um raciocínio tremendo", lembra a professora.
 
9. Permita que a criança resolva da sua própria maneira
Cada criança tem a sua forma de solucionar problemas e os pais podem ajudar com isso, deixando o filho entender por si só. A professora Priscila explica que "é normal que as crianças, ao encontrar um problema sem resposta óbvia, digam que não sabem a resposta. Nesse caso, os pais devem pensar, junto com a escola, uma estratégia para discutir o pensamento da criança. A escola construirá um conhecimento sistematizado apoiado pela família".
 
10. Aposte em jogos educativos
Alguns jogos como quebra-cabeças e tangram contribuem para o desenvolvimento do raciocínio geométrico do seu filho. O tangram é um quebra-cabeça chinês composto pelas formas geométricas mais básicas e desafia as crianças a montarem formas e figuras incomuns. Os dois podem ser construídos com a criança. “Com o tangram, o seu filho entende formas, pontas e reconhece movimentos de rotação. Quando você vira um retângulo a criança fica em dúvida e é desafiada. Continua sendo um retângulo e na brincadeira, você consegue trabalhar com ela”, diz a professora.
 
Terra
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!