Do G1 - Moradores de Itápolis (SP) presenciaram uma cena nada comum na tarde desta segunda-feira (24). Uma "nuvem de poeira" encobriu centenas de casas da cidade. O morador do Jardim 2000, Joél Alves Baptista, enviou fotos pelo aplicativo TEM Você que mostram a poeira encobrindo o bairro.
De acordo com Joél, a nuvem passou pelo município por volta das 14h e durou cerca de 20 minutos. “Eu assustei bastante quando vi. A nuvem fechou totalmente a visibilidade e todos os moradores aqui do bairro também se assustaram. Chamou a atenção de todos da cidade”, afirma.
Joél acredita que o tempo seco tenha provocado a nuvem. "Como a gente fica perto da área rural acho que é normal por causa da poeira, porque o tempo estava muito seco e teve bastante ventania." O morador Marcos Florido estava na estrada e também registrou muita poeira, que dificultava a visão dos motoristas. Ele enviou um vídeo pelo whatsapp da TV TEM. Segundo a polícia nenhum acidente foi registrado.
O meteorologista José Carlos Figueiredo do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp de Bauru (IPMet) explicou que o fenômeno da ventania de terra e areia ocorreu devido a uma massa de ar frio que chegou ao interior paulista vindo do sul do país e formou nuvens muito altas.
“Como ontem o tempo estava muito seco e quente, houve um ‘choque’ das massas de ar quente e frio. Isso criou um movimento ascendente e descendente nas nuvens que veio antes da chuva. Com a ventania, a poeira e terra, que estavam no ambiente, acabaram sendo transportadas”, explica.
Segundo o meteorologista, este fenômeno é mais observado a partir do início da primavera que começa em setembro, quando massas de ar frio ganham força e invadem a área de massa de ar quente, o que geralmente resulta em chuva de granizo. O episódio pode se repetir caso o tempo volte a ficar seco e com baixa umidade.
* Com informações de Giuliano Tamura/TV TEM.