Quando o Corinthians entrar em campo na próxima quarta-feira, contra o Internacional, no Beira-Rio, o time paulista poderá igualar o recorde de jogos invictos desde que o Campeonato Brasileiro pelo sistema de pontos corridos foi colocado em prática, em 2003.
Na vitória de 3 a 0 deste domingo, contra o Joinville, o time dirigido por Tite chegou à sua 17ª partida sem derrotas. A última ocorreu no dia 20 de junho, na Vila Belmiro. Na ocasião, o Santos venceu por 1 a 0, em jogo da 8ª rodada.
De lá para cá, foram 12 vitórias e cinco empates. O número de 18 jogos sem derrota em uma única edição do torneio foi alcançada duas vezes: pelo Atlético-PR, em 2004, e pelo São Paulo, em 2008. Nas duas edições, Atlético-PR e São Paulo somaram 12 vitórias e seis empates até serem batidos.
Nos 17 jogos sem derrota neste torneio, o Corinthians venceu 12 vezes e empatou cinco. O time ainda tem o melhor ataque do campeonato ao lado do Atlético-MG (42 gols) e a melhor defesa, com 19 gols sofridos.
Para o volante Elias, esses números mostram que o Corinthians está crescendo dentro da competição. Com a vitória de 3 a 0 contra o Joinville e o empate de 1 a 1 entre Atlético-MG e Cruzeiro, o time paulista abriu cinco pontos de vantagem na liderança da competição, com 54 pontos contra 49 do Atlético-MG.
"Tivemos algumas dificuldades durante a competição, perdemos alguns jogadores, mas o time se recuperou bem, dentro do torneio. No ano passado, houve uma reconstrução do elenco. No Corinthians, sempre se pensa em brigar pelo título. Lá na frente vamos ver. Mas o time está bem. Teremos dois jogos difíceis pela frente (Internacional e Santos) e vamos brigar pelas vitórias", diz.
Na partida contra o Joinville, ele afirmou que o time mereceu vencer, apesar das dificuldades. "Devemos continuar assim. Ganhando em casa e beliscando fora", diz ele, que lamentou a contusão do atacante Rildo, que deixou o campo com 1 minuto de jogo, depois de deslocar a clavícula.
"Ele lutou muito por uma oportunidade e vinha jogando bem. O Malcolm havia caído de rendimento. Mas o Tite foi franco com eles. O Malcolm continuou trabalhando e nos ajudou muito neste domingo. Infelizmente houve um acidente com o Rildo. Mas isso mostra a força da equipe", afirma.