Maria Eduarda Giampani Paschoalotto, do 5º ano, ficou em primeiro lugar na categoria poesia e Laura Carolina da Silva Garcia, do 9º ano conquistou o terceiro lugar na categoria Crônica
Maria Eduarda, que venceu o concurso de redação da TV Tem na categoria poesia: Obras como Viagem ao Centro da Terra e 20 Mil Léguas Submarinas, de Julio Verne, estão entre sua coleção de cerca de cem livros.
por Karina Cardili
Dos 12 alunos vencedores do Concurso de Redação organizado pela TV TEM, dois deles, ou melhor, duas, são de Itápolis. Maria Eduarda Giampani Paschoalotto, e Laura Carolina da Silva Garcia, ambas estudantes da escola municipal de ensino fundamental professor José Toledo de Mendonça, disputaram com 374 alunos de 159 escolas em 41 cidades da região. O tema proposto foi ‘Amizade’.
Duda conquistou o primeiro lugar na categoria Poesia, para estudantes dos 4º e 5º anos e foi premiada com um notebook; o professor recebeu uma televisão portátil digital e, para a escola, foi entregue uma televisão de 32 polegadas.
“Escrevi a poesia em meia hora. A gente não sabia que era para participar do concurso. A professora falou que era uma tarefa.... que era para levarmos no dia seguinte uma poesia com o tema amizade. Fiquei surpresa e muito feliz quando fiquei sabendo da premiação”; conta Duda. A inspiração para a poesia? “Minhas amigas”, diz a estudante.
Laura (acima) ficou em terceiro lugar na categoria crônica, para estudantes dos 8º e 9º anos. A premiação foi realizada na noite de terça-feira, 20, no Sesi do Horto Florestal em Bauru e os vencedores foram apresentados pelo repórter Giuliano Tamura.
“Adoro ler. Tenho cerca de 100 livros e já li praticamente todos”
Dizem os especialistas que ler é a melhor maneira de aprender a escrever. Maria Eduarda é prova disso. Leitora assídua, Duda, que tem 10 anos, possui uma coleção de cerca de 100 livros e conta que já leu quase todos. Entre as obras, há títulos como o fenômeno infanto-juvenil ´Diário de Um Banana’, ‘Extraordinário’ e Monteiro Lobato. Mas há também alguns não tão comuns para esta faixa etária, como as obras de Julio Verne ‘20 Mil Léguas Submarinas’ e ‘Viagem ao Centro da Terra’.
“Adoro ler. Gosto mais de livro do que de filme. Por quê? Não sei, mas acho que é porque no livro a gente pode ficar imaginando como são os personagens, como são as coisas descritas.... o livro mexe mais com a imaginação da gente”; diz sabiamente Eduarda.
Confira abaixo a poesia de Duda.