Offline
Matão e Araraquara registram casos de zika
Ciência e Saúde
Publicado em 19/02/2016

zika

A Prefeitura de Matão confirmou o primeiro caso do zika vírus na cidade. A paciente é uma professora de inglês de 48 anos, moradora do Bairro Nova Matão. Na última segunda (15), uma grávida de Araraquara, moradora da Vila Xavier, também foi diagnosticada com zika.

Segundo a Prefeitura, a paciente infectada não viajou recentemente, o que demonstra transmissão autóctone, quando acontece na própria cidade. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a vítima está com enjoos e dor de cabeça leve, mas passa bem. Outros dois casos suspeitos aguardam confirmação de exames.

A secretária de Saúde, Maria Alice Capparelli, explicou que a cidade já estava fazendo um trabalho específico contra a zika em gestantes, mas agora o trabalho será redobrado em toda a cidade.

ARARAQUARA

Este é o segundo caso de vírus da zika confirmado na região. Na segunda-feira (15), Araraquara confirmou a doença em uma mulher de 35 anos, que está grávida de 37 semanas. Segundo o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), a paciente infectada é moradora do Bairro Altos da vila e não viajou recentemente. A cidade ainda tem outros dois casos suspeitos de zika.


Sintomas
Os sintomas do zika vírus são: manchas vermelhas grandes e de alto relevo pela pele, que podem estar acompanhadas de febre, dor articular, coceira e olhos avermelhados. A pessoa que perceber alguns dos sintomas, principalmente as manchas, deve procurar o serviço de saúde para uma avaliação.

O que se sabe sobre o zika vírus, a partir dos casos registrados no Brasil e também na Polinésia Francesa anos atrás, é que a doença pode causar lesões neurológicas, como encefalite (inflamação no cérebro), que causa confusão mental e alteração do nível de consciência.

Também pode causar lesões medulares, como a mielite (inflamação na medula espinhal), que provoca paralisia nos membros.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!