Mais um macaco foi encontrado morto no Jardim Marambá em Bauru nesta terça-feira (28). A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município foi acionada e recolheu o macaco para realização de exames em um laboratório de referência.
Esse é o terceiro caso de morte de macaco registrado na cidade. O primeiro, em janeiro, já estava em estado avançado de decomposição e foi constatada a morte natural, ou seja, não havia relação com a febre amarela. O segundo caso foi na semana passada e o resultado dos exames ainda não ficou pronto. O animal encontrado nesta terça-feira estava na mesma região do caso registrado na semana passada. Os resultados demoram de 15 a 20 dias pra ficarem prontos.
A prefeitura de Bauru segue vacinando a população contra a febre amarela nos postos de saúde, nesse ano já foram aplicadas cerca de 23.700 doses na cidade.
A prefeitura reforça as orientações do Ministério da Saúde para que a população não tente matar macacos em nenhuma hipótese. Eles não são responsáveis pela transmissão da febre amarela, são vítimas, e também ajudam na elaboração de ações de prevenção. A doença é transmitida por mosquitos. Além disso, matar esses animais é crime ambiental.