A secretaria de Saúde de São Carlos informou que há um surto de caxumba na Escola Estadual Professor João Jorge Marmorato. Seis pessoas estão com a doença: quatro crianças, um adolescente e um professor.
A secretaria já fez o bloqueio na escola, vacinando quem não estava imunizado, e aumentou de 2 para 4 anos o limite de idade das crianças que devem tomar a vacina tetra viral, que protege contra caxumba, sarampo, rubéola e varicela. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde de São Carlos.
A Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) também está disponível para uma segunda dose para a população de 20 a 29 anos de idade. Anteriormente, a segunda dose era administrada até os 19 anos de idade. Segundo o Ministério da Saúde, a mudança, busca a correção da falha vacinal neste grupo e considera a situação epidemiológica da caxumba nos últimos anos, cujos surtos têm afetado principalmente adolescentes e adultos jovens nesta faixa etária.
Para os adultos de 30 a 49 anos permanece a indicação de apenas uma dose de tríplice viral. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde.