Um exame de imunoglobulina G confirmou hoje que um menino de dois anos, que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sao Paulo, em Araraquara, está com febre amarela. A família já foi comunicada. O mesmo houve com a Secretaria de Saúde. Com a confirmação, Araraquara registra o terceiro caso neste ano e deixa a cidade em alerta.
Ainda não se sabe onde a criança foi infectada pela febre amarela silvestre. Uma suspeita recai contra o Clube Náutico, onde o garoto esteve no dia 11 de março, permanecendo o dia todo lá. A informação foi dada pela Secretaria de Estado da Saúde. Segundo o médico Luis Claudio Lapena Barreto, parente do garoto, apesar de estar na UTI a fase crítica já passou. A expectativa é de encaminhamento ao quarto nos próximos dias.
Esse é o terceiro caso confirmado entre Araraquara e Américo. Uma senhora de 68 anos morreu em janeiro com febre amarela em Américo Brasiliense, cidade vizinha. No começo do mês, um homem de 47 anos morreu em Araraquara. Agora, há uma criança internada com suspeita da doença, a informação foi confirmada na noite da última-sexta pela Secretaria Municipal de Saúde.
Atualmente, 85% da população de Araraquara está imunizada. Para se ter uma ideia, de janeiro a março deste ano mais de 13 mil pessoas tomaram a vacina na cidade, 333% a mais que nos mesmo período do ano passado. Durante todo o ano de 2016, 12 mil pessoas foram