O menino de 5 anos que chegou à UPA de Lençóis Paulista na última terça-feira (10) com suspeita de ter sido espancado recebeu alta da UTI, segundo o mais recente boletim médico divulgado na tarde deste domingo (15) pelo Hospital Estadual de Bauru (HEB), para onde ele foi transferido por conta das gravidades dos ferimentos.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele foi transferido para um leito clínico e o seu estado de saúde é considerado estável.
O caso foi denunciado pelo Conselho Tutelar na madrugada pelos médicos que atenderam o menino na UPA. A mãe da criança procurou atendimento dizendo que ele havia caído, mas os médicos desconfiaram dos hematomas no corpo da criança.
De acordo com o boletim médico do HEB divulgado na última quinta-feira (12), o garoto foi submetido a exames de imagem que “confirmaram fraturas de arcos costais [costelas]”.
O principal suspeito da agressão é Vanderson Aparecido Marinho, de 27 anos, namorado da mãe do menino, que foi preso após se apresentar na delegacia na quarta-feira (11) depois de ter a prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele foi encaminhado para a Cadeia de Avaí.
O menino, que tem deficiência auditiva e fala com dificuldade, sofreu também um corte na cabeça no qual foram necessários 10 pontos para fechar o ferimento.
O Conselho Tutelar foi acionado e retirou temporariamente a criança dos cuidados da mãe. Quando receber alta, a criança ficará sob os cuidados da avó materna. Uma das conselheiras chegou a classificar como “lastimável” o estado da criança após as agressões.
A Polícia Civil registrou o caso inicialmente como lesão corporal e também havia pedido a prisão da mãe do menino por omissão e negligência, mas a Justiça negou o pedido. (G1)