A Nasa divulgou nesta quinta-feira (25) uma nova imagem da nebulosa "fantasma" que fica na constelação Cassiopeia, oficialmente conhecida como IC 63 e localizada a 550 anos-luz de distância.
Segundo a Nasa, apesar de parecer um fantasma, a nebulosa é simplesmente hidrogênio que está sendo bombardeado com radiação ultravioleta de uma estrela gigante chamda Gamma Cassiopeiae (não vista na imagem), fazendo com que ele brilhe na luz vermelha. A cor azul é da luz refletida do pó da nebulosa.
A nebulosa IC 63 não é o único objeto sob a influência da estrela ofuscante, que libera tanta energia quanto 34.000 sóis. A Nebulosa Fantasma faz parte de uma região nebulosa muito maior em torno da Gamma Cassiopeiae, que mede aproximadamente dois graus no céu - cerca de quatro vezes a largura da Lua cheia.
A constelação de Cassiopeia é visível em noites claras no hemisfério norte. Ela forma uma espécie de "W" no céu e é melhor vista no alto nas noites de outono e inverno do hemifésrio norte. A Gamma Cassiopeiae, a estrela do meio no W, é visível a olho nu, mas é necessário um grande telescópio para ver a IC 63, a constelação em que está inserida. (G1)