O alerta vermelho está aceso para o Sarampo em nosso estado! Enquanto em 2018 foram registrados 5 casos da doença, até 17 de julho de 2019 o número saltou para 484.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Itápolis, até o momento, não temos nenhum caso na Regional de Saúde de Araraquara, a qual nosso município pertence. Mas, em Sertãozinho 3 casos de sarampo foram constatados e há outros 5 suspeitos.
O Programa Estadual de Vacinação prevê a administração da dose aos 12 meses e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Pessoas com menos de 30 anos devem tomar 2 doses. Acima de 30 anos e nascidos a partir de 1960 precisam ter recebido uma dose.
O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações para óbitos. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.
Entre os sintomas estão: manchas avermelhadas na pele, manchas brancas na parte interna das bochechas, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite, otite, pneumonia e encefalite.
Salas de Vacina de Itápolis:
• Centro de Saúde “Dr. Luis Antonio Monteiro”
• UBS “Dr. Paulo Brasil” (Jardim Redenção)
• UBS Jacy Tucci (Vila Santos)
• UBS Distrito de Tapinas
Imprensa Prefeitura de Itápolis