A seca atinge a região central da Tailândia fez com que o nível de uma barragem baixasse e um templo budista que estava submerso reaparecesse em Lopburi.
O Wat Nong Bua Yai, que estava há 20 anos sob as águas, passou a receber a visita de centenas de pessoas, que caminharam entre peixes mortos e partes danificadas da estrutura.
Entre os visitantes, estão monges budistas que colocam flores em homenagem a uma estátua do Buda de quatro metros que atualmente está sem cabeça, de acordo com a agência Reuters.
O templo já foi o centro da comunidade local. Além de ser sede de rituais religiosos, em torno dele funcionava uma área de lazer e aconteciam festas e atividades educativas.
Seca na Tailândia
Essa é a segunda vez que o templo reaparece após a construção da barragem. Em 2015, também foi possível vê-lo após a uma severa estiagem.
O departamento de meteorologia diz que a Tailândia enfrenta a sua pior seca em uma década, com os níveis de água nas barragens em todo o país abaixo da média mensal.
A barragem em que está o Wat Nong Bua Yai tem capacidade para 960 milhões de metros cúbicos de água, o que irriga mais de 526.000 hectares de plantações. Com a seca, o nível caiu para 3% e o reservatório só tem água para manter 1.214 hectares irrigados. (G1)