A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto confirmou, nesta quarta-feira (21), quatro novos casos de sarampo. Agora, a cidade contabiliza seis pessoas com a doença neste ano e investiga outros 51 pacientes com suspeita. Em Franca (SP), a Prefeitura informou mais dois novos registros e chegou a oito no total, com 25 ainda em investigação.
Os pacientes infectados em Ribeirão são dois homens, de 20 e 38 anos, e duas mulheres, de 34 e 39. Ainda segundo a administração, três dos quatro novos casos são de pessoas que viajaram ou tiveram contato com viajantes. A Secretaria da Saúde informou que fez bloqueios vacinais em familiares e pessoas que tiveram contato com os doentes.
Já em Franca, um dos pacientes é funcionário de uma empresa de eletrodomésticos que registra surto da doença. O surto de sarampo tem provocado uma corrida aos postos de saúde em busca de vacinação. Na tarde de terça-feira (20), a reportagem da EPTV, afiliada da Globo, esteve em duas unidades de saúde em Ribeirão Preto e constatou filas nas salas de vacina.
Casos importados
A diretora do Departamento da Vigilância em Saúde explica que a maioria dos pacientes com sarampo em Ribeirão Preto esteve na capital paulista. O estado de São Paulo registrou 1,8 mil casos confirmados.
“O movimento [nos postos de saúde] está crescendo e acredito que vai crescer ainda mais. As nossas salas de vacina estão preparadas, temos vacinas em dose suficientes para atender, então existe um movimento maior”, informa Luzia Romanholi Passos.
A diretora explica que a doença é altamente contagiosa e o vírus pode ser transmitido ao tossir e ao espirrar. Ela orienta que, em caso de sintomas da doença, como manchas vermelhas pelo corpo e febre, o paciente deve procurar uma unidade de saúde imediatamente.
“Por outro lado, é uma doença que nós temos uma vacina muito eficaz. Ribeirão Preto tem uma cobertura praticamente de 100% nas crianças com um ano de idade e a segunda dose, que ainda tem algumas crianças faltosas, e a gente pediu para que as mães compareçam”, explica. (EPTV)