Itápolis e Ibitinga tem caso confirmado de sarampo, segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Na região, também há casos em São Carlos, taquaritinga e Bauru.
Segundo o órgão responsável pela administração da saúde no Estado, as campanhas serão intensificados com o aum ento do número de casos.
Na última semana, a Secrataria de Saúde tinha confirmado 3 mortes pela doença, o que não ocorria desde 1997.
Lembrando que cada pessoa contaminada pode contaminar mais 18, quatro dias antes de aparecer o Exantema (vermelhidão pelo corpo) e até seis dias depois.
SALAS DE VACINAS
A enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itápolis, Alaide Hungaro Cunha, orienta que em caso de dúvidas, os itapolitanos devem procurar uma das Salas de Vacinas do Município para avaliação da caderneta de vacinação e, se necessário, receber a vacina contra o sarampo!
Salas de Vacina de Itápolis:
• Centro de Saúde “Dr. Luis Antonio Monteiro”
• UBS “Dr. Paulo Brasil” (Jardim Redenção)
• UBS Jacy Tucci (Vila Santos)
• UBS Distrito de Tapinas
SINTOMAS
Os sintomas estão: febre alta, tosse, conjuntivite, coriza, manchas avermelhadas na pele, manchas brancas na parte interna das bochechas e tem como complicações mais frequentes otite, pneumonia e encefalite. As faixas etárias de maior risco de adoecimento são os menores de 5 anos e de 15 a 29 anos de idade.
O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações para óbitos. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.