Um homem foi preso na manhã deste sábado (4) depois de esfaquear uma aposentada, de 65 anos, em uma praça na zona Sul de Ribeirão Preto. Segundo a Polícia Militar, o agressor disse que é esquizofrênico e alegava que estava sendo perseguido.
O crime foi registrado por uma câmera de segurança. A imagem mostra o homem, de 36 anos, caminhando pela praça na Rua Chile, no Jardim Irajá, e cruzando com a idosa. Ele voltou rapidamente, tirou a faca da mochila, jogou a aposentada na rua e passou a esfaqueá-la.
Segundo o policial militar Márcio Moreno, a agressão começou depois que a vítima disse “bom dia” ao rapaz. A aposentada foi agredida com 28 facadas, mas conseguiu se levantar e pedir ajuda. O suspeito foi seguido por uma testemunha, que acionou a PM.
“Localizamos o indivíduo no apartamento, onde se entregou, já veio com a faca na mão e relatando o ocorrido. Ele se encontrava bem alterado, falando coisas desconexas, que estava sendo perseguido e achou que essa senhora estaria envolvida na perseguição”, afirmou.
Ainda de acordo com o PM, o suspeito disse que é natural do Paraná, onde a família já tentou interná-lo, devido à suposta esquizofrenia. O homem foi preso em flagrante, levado à Central de Flagrantes da Polícia Civil e responderá pelo crime de tentativa de homicídio.
A aposentada foi levada à Santa Casa e passou por cirurgia. Segundo a assessoria do hospital, a vítima recebeu 12 facadas, e não 28, como afirmou o PM. O quadro de saúde é estável. A idosa continua internada e deve ser submetida a exames na tarde deste sábado.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que a faca usada no crime foi apreendida. A Polícia Civil solicitou exames ao Instituto de Criminalística (IC) e ao Instituto Médico Legal (IML).
EPTV