Offline
A partir desta quinta-feira, 7, uso de máscaras é obrigatório nas ruas
07/05/2020 14:18 em Notícias Itápolis

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o estado por pessoas que circularem em espaços públicos, a partir desta quinta-feira (7). Em Itápolis, já estava definido por meio de decreto, a obrigatoriedade do uso das máscaras para entrar em estabelecimentos comerciais.

A medida estadual objetiva frear o ritmo de contaminação da COVID-19, pois, nosso estado integra a região sudeste do Brasil, que contabiliza 45,9% dos casos confirmados no país.

A máscara deve ser trocada quando estiver úmida e você deve sempre higienizar as mãos para tocá-la reduzindo, assim, a possibilidade de infecção.

 Por que usar as máscaras

As máscaras funcionam como barreiras para propagação da doença porque evitam que as gotículas de saliva - uma das principais formas de contágio do novo coronavírus - se espalhem.

Muitas pessoas que podem estar com o vírus são assintomáticas e, especialmente, nestes casos as máscaras são aliadas na prevenção a Covi-19.

Importância da Máscara:

Quando as duas pessoas conversam sem máscara, a chance que a pessoa saudável pegue a Covid-19 da pessoa que está doente é muito alta.
Quando a pessoa saudável passa a usar a máscara, a chance de contágio diminui, mas permanece alta.
Já quando a máscara é colocada apenas na pessoa que está doente, a chance de contágio diminui mais, mas ainda é média.
Quando as duas pessoas – tanto a que está doente como a que está saudável – usam a máscara, a chance de contágio pela Covid-19 é baixa.

Máscara Caseira
Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir uma simples especificação: ter pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo, totalmente, a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Como lavar máscaras de tecido?
Faça a imersão da máscara de tecido em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A diluição é de 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável. Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão. Depois de lavar a máscara, higienize as mãos com água e sabão. A máscara deve estar seca e passada com ferro quente para sua reutilização. Lembre-se de acondiciona-la em saco plástico quando retirá-la ou ao carrega-la para substituir outra já utilizada.

Máscara Descartável
As máscaras descartáveis devem ser usadas uma única vez e retiradas do rosto pelo elástico, sendo colocada direto no lixo.

Imprensa Prefeitura de Itápolis

COMENTÁRIOS