O Ministério da Saúde informa que golpistas estão simulando agendamento de vacinação para clonar aparelhos celulares. O M.S. informa que não realiza ligações para agendar vacinação contra a Covid19. Qualquer ligação nesse sentido pode se tratar de um golpe para clonar o aparelho e obter, indevidamente, dados pessoais do usuário.
“Golpistas simulam contato com agendamento de vacinação e enviam um código para que a vítima clique e confirme. Essa ação clona seu aparelho ou seu aplicativo de mensagens, dando acesso total aos golpistas”, diz a nota do Ministério da Saúde.
O Ministério alerta que não faz agendamento de vacinação, não pede dados da população e nem envia códigos para usuários do sistema de saúde. Caso receba essas ligações ou mensagens pelo celular, a pasta orienta a não fornecer nenhum dado e denunciar às autoridades competentes.
Cadastro para vacinação
Até o momento, não há nenhum cadastro nacional para vacinação contra a Covid-19. Em outro comunicado, a pasta, junto ao Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) disse que o acesso a vacinas por meio do SUS não está condicionado a cadastro em nenhum aplicativo ou plataforma.
"Se no momento da imunização contra a Covid-19 o cidadão não esteja de posse de nenhuma identificação, o estabelecimento de saúde, em sua plataforma CadSus, poderá efetuar o devido cadastro e o processo de imunização ocorrerá normalmente", diz a nota.
"Ninguém que pertence ao público prioritário da campanha, definido naquele momento, deixará de ser vacinado".