Offline
São Paulo amplia vacinação para pessoas entre 60 a 64 anos; veja datas
14/04/2021 15:26 em Ciência e Saúde

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (14) a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado para o grupo de pessoas com idades entre 60 e 64 anos. A nova etapa do Programa Estadual de Imunização (PEI) será realizada em duas datas de atendimento aos idosos.

No dia 29 de abril, a campanha começa a vacinar pessoas de 63 e 64 anos. A partir do dia 6 de maio é a vez dos idosos com idades entre 60 e 62 anos tomarem a primeira dose da vacina. O governo do estado estima que mais de 2,4 milhões de pessoas serão vacinadas nesta nova fase do programa.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Doenças do Estado, Regiane de Paula, cerca de 840 mil pessoas serão vacinadas a partir do dia 29 de abril e mais 1,4 milhão receberão a primeira dose no mês de maio.

A nova etapa do PEI será realizada integralmente com o uso de doses da vacina Oxford/Astrazeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que serão repassadas ao governo paulista pelo Ministério da Saúde.

Apesar de o Instituto Butantan ter superado nesta quarta-feira a marca de 40 milhões de doses da vacina Coronavac enviadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI), o imunizante não integrará a logística de vacinação dos novos grupos por conta da paralisação da sua produção no estado, que já dura mais de 15 dias, devido à falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vindo da China.

A expectativa é que o IFA chegue até o dia 20 de abril, mas o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, admitiu a possibilidade de atraso na entrega das 5,3 milhões de doses restantes – previstas originalmente para até 30 de abril.

O vacinômetro do estado de São Paulo aponta que foram aplicadas 8.266.108 de doses desde o início da campanha de vacinação, sendo 5.790.168 de pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante e 2.475.940 imunizadas com as duas doses necessárias.

CNN

COMENTÁRIOS