Todas as manhãs os moradores do Sítio Santo Antônio e de propriedades do bairro Tanquinho, em Borborema, recebem uma visita inusitada. Uma arara da espécie Canindé passou a ser companhia do Rodrigo Stoco Bandini e da família dele, que mora no sítio.
A namorada de Rodrigo, Aline de Lourdes Santos Barbosa, conta que a arara começou a visitar a propriedade todos os dias há uns 3 meses, mas que já tinham visto a ave por perto antes.
“Não sabemos de onde ela vem, mas acredito que possa ser de algum cativeiro porque ela tem anilha de identificação. Ela chega de manhã e fica até à tarde e vezes dorme por aqui”, conta.
Ainda de acordo com Aline, a arara é dócil, mas só deixa alguma pessoas chegarem perto. Uma delas é Rodrigo. Em um vídeo feito no sítio, onde ele cuida de uma plantação de pimentões, a arara aparece deitada na grama e deixa que ele faça carinho na barriga.
“Ela não me deixa chegar perto, mas interage bem com o pessoal e é bem conhecida em um restaurante que tem perto do bairro, que fica cerca de 10 km do centro da cidade”, completa Aline.
No sítio, a ave costuma comer frutas e sementes de girassol, que são os alimentos normalmente consumidos pela espécie. A Arara Canindé não é considerada em extinção, mas costuma ser alvo de caça ilegal e tráfico de animais.
TVTem