Empresas preparam lançamentos tecnológicos para a Agrishow 2022, uma das principais feiras do setor de agronegócios da América Latina, que começa nesta segunda-feira (25) e vai até sexta-feira (29) em Ribeirão Preto (SP).
As novidades dos 800 expositores nacionais e internacionais vão desde tratores gigantes até um capacete que permite uma transmissão ao vivo direto do campo para qualquer lugar do mundo.
A feira, que volta acontecer depois de três anos, é considerada pelos organizadores como a mais tecnológica da história, com apostas em maquinários e sistemas que possibilitam agilidade e economia ao produtor.
Trator gigante
Considerado o maior trator do Brasil, o Steiger, da Case, estará exposto na Agrishow.
Ele tem 620 cavalos de potência e pesa 21 toneladas. O tanque de combustível tem capacidade para 1.722 litros.
O veículo tem mais de oito metros de altura e quatro de largura e gira sobre oito rodas.
Lançamentos mundiais
A Plantadeira Momentum é uma das novidades da Massey Ferguson para a feira em Ribeirão Preto. A máquina dobra em apenas um minuto, sem a necessidade de desmontagem para o produtor.
Para o coordenador comercial da empresa, Juliano Origuela, as novidades preparadas para 2020 e 2021, anos que a feira não foi realizada por conta da pandemia de Covid, também estarão expostas na edição 2022.
“A gente está com uma expectativa muito grande para essa Agrishow, para essa retomada. Nós vamos ter esses produtos que a gente lançou nos últimos dois anos e, além disso, temos lançamentos em todo o portfólio. É o primeiro ano que a gemte tem lançamento em todo o portfólio. Lançamento de tratores, plantadeiras, colheitadeira, fenação”.
Ele também destaca que, na feira, produtos que serão lançados para o mundo todo estarão em Ribeirão Preto.
“Ribeirão Preto vai receber pela primeira vez esse tipo de lançamento no nosso estande. É muito gratificante porque alguns deles são produzidos e lançados, desenvolvidos aqui no Brasil. A gente está apresentando para o mundo todo, vai ser vendido no mundo todo. O mesmo produto na Europa, Estados Unidos, Ásia vai ter aqui”, disse.
Capacete com vídeochamada
Os visitantes do estande da John Deere poderão encontrar um espaço tecnológico com lançamentos que serão feitos presencialmente e também de forma virtual, segundo o diretor de vendas Marcelo Lopes.
“Nós também não vamos desperdiçar o digital, o aprendizado que fizemos ao longo desses anos [de pandemia]. Tudo o que está aqui, tudo que vamos levar de conhecimento aos clientes vai ser transmitido para as 300 lojas dos concessionários no Brasil inteiro. Os clientes vão poder assistir o que está acontecendo seja aqui presencialmente ou seja em cada uma das 300 lojas nossas”.
Entre as novidade está um capacete com óculos de realidade aumentada capaz de fazer uma vídeochamada entre o produtor no campo e outras pessoas que estão na sede da fazenda, escritórios ou até mesmo em uma das concessionárias da empresa.
Segundo o gerente de suporte ao cliente, Gabriel Manzan, a ideia é agilitar o atendimento.
“É uma chamada interativa. Todos estão se comunicando com o técnico. Se houver necessidade, a gente pode projetar materiais com óculos, no visor que ele tem no olho direito. Ele pode ver esquemas elétricos, hidráulicos, tudo para ajudar a finalizar o atendimento o mais rápido possível. A gente tem o técnico já no lugar, mas o especialista, o engenheiro que não conseguir ir, vai estar presente através dos óculos”, explicou.
EPTV