O vendedor ambulante que por pouco não foi levado pela enxurrada que transformou a Avenida Nações Unidas em um rio, em Bauru (SP), se diz grato pela atitude heroica de quem o salvou.
Nelson Martins, de 68 anos, vendia cerveja, refrigerante e salgadinhos no local, que recebia uma concentração de pessoas para acompanhar a apuração dos desfiles de escola de samba da cidade, na quarta-feira (14).
No momento do incidente, o vendedor tentava recuperar uma caixa de isopor usada para guardar as mercadorias, compradas pouco antes para ajudá-lo a fazer uma renda extra. No entanto, ele não poderia imaginar que um veículo arrastado pela forte enxurrada bateria na caixa e o derrubaria.
"Eu estava trabalhando aqui, começou a chuviscar. A chuva aumentou muito e a enxurrada veio. O carro bateu na minha caixa e levou tudo embora, mesa, banco, meu óculos", revela o vendedor.
Neste momento, outros dois personagens apareceram na história para salvar o vendedor de uma tragédia. Em uma atitude "instintiva", um deles, o jovem Vinícius Antônio de Oliveira, de 18 anos, segurou o idoso e evitou que ele fosse arrastado pela correnteza.
Apesar do prejuízo estimado em R$ 1,2 mil, Nelson se diz grato pela atitude corajosa de quem o salvou e, acima de tudo, agradece por manter aquele que é seu bem mais precioso: a própria vida.
"Fico muito grato por quem me segurou. Tinha comprado a mercadoria, mais a caixa [de isopor], os produtos, perdi o óculos. Mas hoje é dia de alegria", comemora.
'Foi no reflexo'
Um dos heróis, o jovem Vinícius, relata que não teve tempo para pensar, apenas para agir. Ele agradece o reflexo que teve na hora e evita imaginar o que poderia ter acontecido caso não tivesse tido a ação.
"Foi no reflexo, instinto. Só consegui pegar pela camisa, por sorte. Se eu não tivesse pegado, estaria arrependido para caramba. É uma ideia bem desagradável imaginar que ele poderia ter perdido a vida. Eu agradeço a Deus por me abençoar na hora e me dar forças para proteger essa pessoa", relata.
O estudante, que é integrante de uma das escolas de samba e esperava pela apuração no local, relata que contou com a ajuda de outro membro da agremiação, Ademar André de Deus.
A escola de samba dos dois acabou campeã do carnaval de Bauru, uma vitória que ainda não dimensiona o tamanho do gesto de ambos.
"Tudo deu certo, eu falei 'amém' por ter conseguido salvar uma pessoa. Fiquei feliz com o título, mas nada se compara com ter conseguido ajudar a salvar a vida de alguém. O verdadeiro campeão tem luz no coração", diz.
40 minutos de chuva
Uma forte chuva inundou a Avenida Nações Unidas e transformou a via em um verdadeiro rio, na tarde de quarta-feira, em Bauru. A força da água foi capaz de arrastar carros e provocar estragos em vários trechos da avenida.
Em cerca de 40 minutos de chuva, Bauru foi atingida por 35,1 milímetros de água, de acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (IpMet), o equivalente a 73% de toda a chuva registrada no mês de fevereiro até agora.
O maior volume da precipitação teve início por volta das 14h45 e seguiu até 15h20, segundo dados do IpMet. Os ventos atingiram 55,4 km/h às 15h.
Com o volume de água, trechos importantes da Avenida Nações Unidas, próximo ao Teatro Municipal e à Avenida Rodrigues Alves, principal corredor do Centro da cidade, ficaram inundados.
Na altura da quadra 8, em frente ao Teatro Municipal, um carro capotou com a força da água e pedaços do asfalto foram arrancados. Não havia ninguém dentro do veículo.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento em que um veículo é arrastado pela força da água e tomba próximo a um ponto de ônibus (assista acima). O local estava lotado de pessoas que buscavam abrigo por conta da chuva. Ninguém foi atingido.
Em outro trecho da avenida, no cruzamento com a Avenida Rodrigues Alves, no Centro, um alagamento também foi registrado. No local, há menos de um mês, uma mulher e o filho de apenas sete meses precisaram ser resgatados de dentro de um carro que ficou preso na enxurrada durante um temporal.
Segundo o IpMet, choveu no total 48,3 milímetros de água na quarta-feira na cidade. A Defesa Civil de Bauru, por sua vez, afirmou que não há informações de feridos por conta do temporal.
Recuperação da via
A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb) precisou interditar a quadra 8 da Avenida Nações Unidas, no sentido bairro-Centro, para recuperação de capa asfáltica.
Com a força da água, pedaços do asfalto saíram e ficaram espalhados pela via. O desvio está sendo feito pela Rua Presidente Kennedy.
A Avenida Nações Unidas também está interditada entre as ruas Júlio Prestes e Inconfidência (sob a linha férrea), em ambos os sentidos, para serviços de limpeza após a chuva e acúmulo de terra na via.
Os locais estão sinalizados pelo Grupo de Operações de Trânsito (GOT), que acompanha os serviços orientando os motoristas.
TVTem